IPVA 2022 MT – Consulta, Valor e Como Vai Funcionar

Como tributo obrigatório, o IPVA 2022 MT já vem sendo discutido pelos moradores do Mato Grosso, sendo necessário preparar o bolso para essas e outras despesas. 

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é de responsabilidade do estado, sendo que para o estado do Mato Grosso quem libera as informações é a Secretaria da Fazenda.

Entenda mais sobre o imposto desse estado para 2022!

Sobre o IPVA 2022 MT

O IPVA 2022 MT deve ser pago anualmente dentro do período estabelecido para que se evite multas, juros e outras pendências para com o estado de Mato Grosso.

documento carro

Esse imposto veio para substituir o TRU (Taxa Rodoviária Única), pois esta era usada para financiar e subsidiar rodovias do país. Agora, com o IPVA, o objetivo é financiar obras relacionadas às várias áreas importantes para a sociedade, incluindo a saúde e a educação.

O valor arrecadado do IPVA é dividido em 50% para o estado e 50% para o município onde o veículo está emplacado. 

Valor

Saiba que o valor cobrado no IPVA 2022 MT dependerá do tipo de veículo, levando em conta a tabela FIPE e as alíquotas estabelecidas pelo estado.

A alíquota será aplicada sobre o valor venal do veículo, sendo que para 2022 poderá ser definido da seguinte forma as alíquotas para as categorias:

  • Caminhão: 5,08%,
  • Ônibus e micro-ônibus: 3,72%,
  • Motos e similares: 3,17%,
  • Motor-home: 3,59%,
  • Veículos de passeio: 2%,
  • Veículos de cabine dupla, fechada, jipe ou picape: 3,23%.

Essas alíquotas podem sofrer alterações até a data de publicação das informações oficiais do IPVA 2022 MT, ok?

Quando pagar IPVA 2022 MT?

O calendário IPVA 2022 MT é estabelecido conforme o final da placa do veículo. Por isso, a data de vencimento varia conforme a placa veicular, devendo ser respeitada para evitar problemas e acúmulo de multas.

Juntamente com a data de pagamento, você pode se programar para pagar o IPVA 2022 MT em cota única ou em parcelas.

Quanto antes for o pagamento, maior será o percentual de desconto, sabia? Este percentual irá diminuir de acordo com a data de vencimento indicada no boleto. Dependendo, você pode conseguir 3% ou 5% de desconto!

O valor do IPVA 2022 MT pode ser parcelado em até 6 vezes. 

Ainda não se tem a tabela oficial para o IPVA 2022 de Mato Grosso, porém pode-se ter uma ideia de que durante os meses de janeiro até junho haverá a oportunidade de quitar em cota única ou em parcelas.

Como pagar o IPVA 2022 MT?

O pagamento do IPVA 2022 MT pode ser feito em um dos bancos conveniados, que são:

  • Banco do Brasil,
  • Santander,
  • Bradesco,
  • Primacredi,
  • Bancoob,
  • Sicredi,
  • Itaú/Unibanco.

Para emitir seu boleto do IPVA, acesse o link da Sefaz MT, preenchendo o chassi ou o Renavam, além do código da imagem. Depois, clique em “Consultar”.

Consulta IPVA 2022 MT

Você pode consultar o IPVA 2022 MT através do site do Sefaz Mato Grosso, conferindo assim o valor do débito, assim como outras informações relacionadas ao imposto.

1– Para isso, acesse esse link e clique em “Serviços”,

2– Clique no quadro “IPVA”,

3– No menu lateral à esquerda, clique em “Consulta extrato IPVA”,

4– A seguir, vá em “Extrato de lançamento de IPVA”,

5– Na próxima tela, digite o que é solicitado e clique em “Consultar”.

Viu como é simples?

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário