IPVA 2022 MS – Consulta, Valor e Como Vai Funcionar

De natureza obrigatória todos os anos, o IPVA é um tributo que é organizado por cada estado do Brasil. Dessa forma, quem mora no Mato Grosso do Sul precisa ficar de olho nas notícias de seu próprio estado, ok?

O Departamento Estadual de Trânsito – o famoso Detran – tem a responsabilidade de estabelecer os prazos e divulgar os valores desse imposto, mas muitas vezes a Secretaria da Fazenda do Estado também pode fazer esse trabalho.

Veja o que já se sabe sobre o IPVA 2022 MS.

Sobre o IPVA 2022 MS

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é, como comentado, uma cobrança estadual. Entre essa e outras obrigatoriedades, o proprietário de um veículo precisa cumprir com os prazos para evitar problemas.

Na realidade, o não pagamento do IPVA 2022 MS no período apropriado implica em aplicação de multa, apreensão do veículo, pontos na CNH e impedimento na hora de renovar o licenciamento.

Valor do IPVA

O valor do IPVA 2022 MS depende de cada região, assim como as características do veículo e tempo de uso do mesmo.

Vale lembrar que o montante é dividido igualmente entre o estado e o município onde seu veículo está emplacado. O uso desse dinheiro pode ser visto em serviços essenciais à população, como educação, saúde e segurança pública, por exemplo.

trânsito mato grosso do sul

Quando pagar IPVA 2022 MS?

Não há divulgação oficial por enquanto da tabela de pagamento do IPVA 2022 MS, mas é sempre interessante que você fique de olho no site do Detran Mato Grosso do Sul ou mesmo no site da Sefaz MS.

As datas são separadas conforme o número final da placa veicular, assim você precisa acompanhar qual é o dia de vencimento de acordo com a placa do seu próprio veículo, ok?

Como ainda não há informações atualizadas, veja os meses em que o IPVA 2022 MS poderá ser cobrado:

  • Primeira parcela: durante janeiro,
  • Segunda parcela: durante fevereiro,
  • Terceira parcela: durante março,
  • Quarta parcela: durante abril,
  • Quinta parcela: durante maio.

O pagamento à vista, em cota única, tem como prazo o mesmo vencimento da primeira parcela, por isso, seria em janeiro também.

Como pagar IPVA 2022 MS?

Para o IPVA 2022 MS, o pagamento é possível de ser realizado de duas formas: em cota única, com possibilidade de receber desconto de até 15%, ou em parcelas (no máximo 5 vezes).

O débito pode ser quitado em um dos bancos conveniados, que são:

  • Banco do Brasil,
  • Caixa Econômica Federal,
  • Bradesco,
  • Correios,
  • AGENFAS (Agências Fazendárias),
  • Casas Lotéricas.

Caso queira pagar sem sair de casa, use o internet banking de sua instituição. 

Você pode emitir o boleto (e sua segunda via, se for necessário) pela internet. O documento é liberado no terminal de autoatendimento ou no site do Detran MS.

Consulta IPVA 2022 MS

Consulte o valor e o boleto do IPVA 2022 MS no site do Detran.

1– Para isso, na tela principal clique em “Veículo”,

2– Depois, vá em “IPVA”,

3– Logo, clique em “Consultar débitos”,

4– Na nova tela, digite a placa e o Renavam do seu veículo, além de informar o código de segurança que aparece. Ao terminar, basta clicar em “Consultar”.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário