IPVA 2022 ES – Consulta, Valor e Como Vai Funcionar

Você é morador do Espírito Santo e já quer ter notícias sobre o IPVA 2022? Está no lugar certo! Esse é um dos impostos mais importantes não somente para motoristas desse estado, mas também do país inteiro.

A falta de pagamento do IPVA 2022 ES pode trazer complicações e você quer evitar isso, não é? Então, veja aqui o que já se sabe sobre o tributo de 2022.

Sobre o IPVA 2022 ES

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deve ser pago anualmente, por isso é considerado um tributo obrigatório para quem é proprietário de um automóvel – lembrando que esse imposto vale apenas para veículos terrestres.

ipva

Dessa forma, o pagamento do IPVA 2022 ES garante que você possa quitar os outros débitos existentes e evitar problemas. Isso porque deixar de pagar o IPVA pode levar ao acúmulo de pontos na CNH, multas e apreensão do veículo, ok?

O valor arrecadado pelo IPVA 2022 ES é dividido em 50% para o Estado e 50% para o município onde o veículo é emplacado. 

O IPVA é destinado para o financiamento de serviços básicos à população, como as áreas da saúde, transporte, educação, habitação, segurança, entre outras.

Valor

Não há ainda a informação oficial sobre valores do IPVA 2022 ES. Vale mencionar que o valor é variável, pois depende de alguns fatores, como o ano de fabricação do veículo e a alíquota incidente, por exemplo.

Por sorte, é possível descobrir posteriormente qual será o valor através do site do Detran Espírito Santo!

Consulta IPVA 2022 ES

Através da consulta do veículo no site do Detran ES, você descobre as principais informações sobre o seu carro e também o valor do seu IPVA e outras pendências existentes, se for o caso.

Faça o seguinte para fazer sua consulta:

1– Acesse o site,

2– Clique em “Veículos”, no menu lateral à esquerda na tela,

3– Agora, em Serviços Online clique em “Consulta de Veículos”,

4– Na nova página, digite a placa e o Renavam de seu veículo, além de informar os caracteres da imagem de segurança. Depois, clique em “Ok”.

Aproveite essa consulta para conferir todas as informações necessárias sobre a situação do seu automóvel.

Quando pagar IPVA 2022 ES?

A criação da tabela de pagamento do IPVA 2022 ES serve para auxiliar os contribuintes na organização de suas finanças para que a quitação ocorra no período correto. Assim, a liberação antecipada desse calendário facilita a vida dos proprietários.

A tabela usa o final da placa veicular para estabelecer os prazos  de pagamento. Você pode ter acesso a ela atualizada no site do Detran ES ou no portal da Secretaria da Fazenda deste estado.

Mesmo que ainda não esteja disponível a tabela para 2022, é possível ter uma ideia do funcionamento levando em conta as informações a seguir:

  • Para automóveis, caminhonetes, motocicletas e similares, o mês de pagamento será abril, com datas diferenciadas conforme o final da placa,
  • Para caminhões e similares, o pagamento envolverá março a julho, com divisões pelo número final da placa.

Essas datas serão indicadas para quem tem preferência no pagamento em cota única, isto é, a quitação do IPVA 2022 ES à vista!

O parcelamento acontece nos meses subsequentes. Você pode ter uma ideia de como funcionou o IPVA do ano passado nesse link.

Como pagar?

Se pagar à vista, você tem desconto de 5% – respeitando as datas indicadas pelo calendário, é claro. O parcelamento é permitido em até 4 vezes para veículos leves e em até 2 vezes para veículos pesados.

Você pode fazer o pagamento imprimindo o boleto pelo site da Sefaz ES ou mesmo aproveitando a facilidade do internet banking.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário