IPVA 2022 AP – Consulta, Valor e Como Vai Funcionar
O IPVA AP é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Amapá, um tributo que deve ser pago anualmente por quase todos os donos de automóveis do estado.
O imposto tem como finalidade arrecadar dinheiro para os cofres públicos, para prestação de serviços públicos como os de saúde, educação e segurança pública.
Aqui, você confere todos os detalhes sobre o IPVA 2022 AP, como consulta do status, valor, pagamento, entre outros. Acompanhe!

Consulta IPVA 2022 AP
A consulta ao IPVA 2022 AP pode ser feita diretamente no site do Detran, conseguindo verificar online o status do imposto. Confira, a seguir, um passo a passo para consulta:
- Acesse o serviço de consulta de veículos Detran AP;
- Informe a placa e Renavam do veículo;
- Marque a caixa de recaptcha, para autenticar seu acesso;
- Clique em “consultar”;
- Selecione a seção de débitos e o IPVA.
O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores, que está no canto superior do CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos.
Valor IPVA 2022 AP
Ainda não conhece o valor do IPVA de seu veículo? Dá para conferi-lo online, no site do Detran AP. Para isso, basta seguir este passo a passo:
- Acesse o site do Detran AP;
- Clique em “veículo”, item disponível no menu principal;
- Selecione “consulta de veículos”;
- Informe dados do automóvel;
- Marque a caixa de recaptcha;
- Clique em “consultar”;
- Selecione a seção de taxas.
Vale lembrar que o imposto é calculado com base no valor venal do carro mais uma alíquota. Em 2021, automóveis, caminhonetes, aeronaves e embarcações esportivas e recreativas tinham uma alíquota de 3%.
Já caminhões, motocicletas, micro-ônibus, ônibus, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos tiveram uma alíquota de 1,5%.
Como emitir 2ª via de boleto IPVA 2022 AP
Precisa pagar o IPVA 2022 AP, mas não tem o boleto? Dá para emitir a segunda via diretamente no site do Detran. Para isso, siga as orientações abaixo:
- Acesse o serviço de consulta do Detran AP;
- Informe dados do veículo;
- Selecione a caixa de recaptcha;
- Clique em “consultar”;
- Selecione a seção de débitos e o IPVA;
- Emita o boleto, que pode ser impresso ou salvo em seu dispositivo.
Como pagar o IPVA 2022 AP
O pagamento pode ser realizado em bancos da rede credenciada, que possui instituições financeiras como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco e Santander, além de lotéricas.
Se fizer o pagamento presencialmente, terá de apresentar o boleto impresso. Caso faça pela internet (via aplicativo ou internet banking), basta utilizar o código de barras do documento.
O contribuinte tem duas opções de pagamento, sendo uma delas em cota única (à vista) com desconto de 20%. Outra opção é parcelado até seis vezes, neste caso sem descontos.
Vale lembrar que junto ao IPVA, seja em cota única ou parcelado, o contribuinte também deve pagar a taxa de licenciamento anual.
Calendário de pagamentos IPVA 2022 AP
O calendário de pagamentos do IPVA 2022 AP ainda não foi liberado, mas as datas costumam ser semelhantes anualmente. Geralmente, o pagamento é feito no primeiro semestre, mas em 2021 o governo adiou as datas devido à pandemia de covid-19.
Confira, a seguir, como ficou o calendário de 2021, para ter uma ideia de quando precisará pagar o imposto:
- Cota única ou primeira cota + licenciamento: 15 de junho
- Segunda cota: 15 de julho
- Terceira cota: 16 de agosto
- Quarta cota: 17 de setembro
- Quinta cota: 15 de outubro
- Sexta cota: 15 de novembro
O que acontece se não pagar o IPVA?
Quem não paga IPVA vê a dívida crescer, uma vez que sobre o valor do imposto em atraso há incidência de juros e multas. Se ficar um ano sem pagar a taxa, há o risco de inscrição na dívida ativa.
Caso o débito seja inscrito na dívida ativa, há o pagamento de uma multa extra de 40%, além de não conseguir utilizar alguns serviços públicos, como a emissão de passaporte.
Além disso, quem não paga o IPVA não consegue fazer o licenciamento anual obrigatório. Logo, seu veículo não poderá circular, porque ficará em situação irregular e o CRLV estará vencido.
Caso insista em dirigir o veículo nessa condição e seja flagrado por um agente de trânsito, será autuado com uma infração gravíssima, acumulando 7 pontos na carteira, multa de cerca de R$ 300,00 e corre o risco de ter o carro apreendido.
Deixe seu comentário