IPVA 2022 AP – Consulta, Valor e Como Vai Funcionar

O IPVA AP é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Amapá, um tributo que deve ser pago anualmente por quase todos os donos de automóveis do estado.

O imposto tem como finalidade arrecadar dinheiro para os cofres públicos, para prestação de serviços públicos como os de saúde, educação e segurança pública.

Aqui, você confere todos os detalhes sobre o IPVA 2022 AP, como consulta do status, valor, pagamento, entre outros. Acompanhe!

ipva

Consulta IPVA 2022 AP

A consulta ao IPVA 2022 AP pode ser feita diretamente no site do Detran, conseguindo verificar online o status do imposto. Confira, a seguir, um passo a passo para consulta:

  1. Acesse o serviço de consulta de veículos Detran AP;
  2. Informe a placa e Renavam do veículo;
  3. Marque a caixa de recaptcha, para autenticar seu acesso;
  4. Clique em “consultar”;
  5. Selecione a seção de débitos e o IPVA.

O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores, que está no canto superior do CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos.

Valor IPVA 2022 AP

Ainda não conhece o valor do IPVA de seu veículo? Dá para conferi-lo online, no site do Detran AP. Para isso, basta seguir este passo a passo:

  1. Acesse o site do Detran AP;
  2. Clique em “veículo”, item disponível no menu principal;
  3. Selecione “consulta de veículos”;
  4. Informe dados do automóvel;
  5. Marque a caixa de recaptcha;
  6. Clique em “consultar”;
  7. Selecione a seção de taxas.

Vale lembrar que o imposto é calculado com base no valor venal do carro mais uma alíquota. Em 2021, automóveis, caminhonetes, aeronaves e embarcações esportivas e recreativas tinham uma alíquota de 3%.

Já caminhões, motocicletas, micro-ônibus, ônibus, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos tiveram uma alíquota de 1,5%.

Como emitir 2ª via de boleto IPVA 2022 AP

Precisa pagar o IPVA 2022 AP, mas não tem o boleto? Dá para emitir a segunda via diretamente no site do Detran. Para isso, siga as orientações abaixo:

  1. Acesse o serviço de consulta do Detran AP;
  2. Informe dados do veículo;
  3. Selecione a caixa de recaptcha;
  4. Clique em “consultar”;
  5. Selecione a seção de débitos e o IPVA;
  6. Emita o boleto, que pode ser impresso ou salvo em seu dispositivo.

Como pagar o IPVA 2022 AP

O pagamento pode ser realizado em bancos da rede credenciada, que possui instituições financeiras como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco e Santander, além de lotéricas.

Se fizer o pagamento presencialmente, terá de apresentar o boleto impresso. Caso faça pela internet (via aplicativo ou internet banking), basta utilizar o código de barras do documento.

O contribuinte tem duas opções de pagamento, sendo uma delas em cota única (à vista) com desconto de 20%. Outra opção é parcelado até seis vezes, neste caso sem descontos.

Vale lembrar que junto ao IPVA, seja em cota única ou parcelado, o contribuinte também deve pagar a taxa de licenciamento anual.

Calendário de pagamentos IPVA 2022 AP

O calendário de pagamentos do IPVA 2022 AP ainda não foi liberado, mas as datas costumam ser semelhantes anualmente. Geralmente, o pagamento é feito no primeiro semestre, mas em 2021 o governo adiou as datas devido à pandemia de covid-19.

Confira, a seguir, como ficou o calendário de 2021, para ter uma ideia de quando precisará pagar o imposto:

  • Cota única ou primeira cota + licenciamento: 15 de junho
  • Segunda cota: 15 de julho
  • Terceira cota: 16 de agosto
  • Quarta cota: 17 de setembro
  • Quinta cota: 15 de outubro
  • Sexta cota: 15 de novembro

O que acontece se não pagar o IPVA?

Quem não paga IPVA vê a dívida crescer, uma vez que sobre o valor do imposto em atraso há incidência de juros e multas. Se ficar um ano sem pagar a taxa, há o risco de inscrição na dívida ativa.

Caso o débito seja inscrito na dívida ativa, há o pagamento de uma multa extra de 40%, além de não conseguir utilizar alguns serviços públicos, como a emissão de passaporte.

Além disso, quem não paga o IPVA não consegue fazer o licenciamento anual obrigatório. Logo, seu veículo não poderá circular, porque ficará em situação irregular e o CRLV estará vencido.

Caso insista em dirigir o veículo nessa condição e seja flagrado por um agente de trânsito, será autuado com uma infração gravíssima, acumulando 7 pontos na carteira, multa de cerca de R$ 300,00 e corre o risco de ter o carro apreendido.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário