IPTU São Paulo 2022 – Consultar Valor, Pagamento e 2ª Via

No início de todos os anos, os brasileiros sabem das responsabilidades existentes e começam a planejar o orçamento para que nada fique atrasado.

Entre os impostos mais falados está o IPTU São Paulo 2022, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, que precisa ser pago por todos que possuem imóveis na zona urbana da cidade de São Paulo.

Sobre o IPTU SP 2022

Todos os anos, o IPTU SP é cobrado de forma obrigatória para todos os proprietários de imóveis da cidade paulista, embora existam algumas isenções estabelecidas.

O imóvel pode ser tanto casas quanto prédios, edifícios comerciais, terrenos, etc., ok?

O dinheiro arrecadado pelo IPTU em São Paulo é destinado aos cofres públicos para que a Prefeitura faça os investimentos necessários nas áreas da educação, segurança, saúde, infraestrutura, entre outras, para que se melhore as condições dos cidadãos. 

O não pagamento do IPTU São Paulo 2022 interfere diretamente em uma futura venda do imóvel, pois a liberação da venda só ocorre após a quitação dos valores devidos.

Além disso, se a dívida se estende por muito tempo, é possível perder o imóvel para a Prefeitura, que irá fazer o leilão da mesma ou usar o terreno para interesses públicos.

Como consultar IPTU São Paulo 2022?

Você pode consultar as informações sobre o IPTU São Paulo 2022 no site oficial da Prefeitura paulista, evitando sair de casa, principalmente em épocas de isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Para consultar o valor e mais informações sobre seu imposto, siga os passos abaixo:

1– Acesse o site da Prefeitura de São Paulo,

2– No menu principal, clique em “Cidadão”,

3– Logo, clique na primeira opção “Casa e moradia”,

4– Na nova tela, clique em “Impostos e Taxas”,

5– Nas novas opções, clique em “IPTU”.

Na página, você terá várias opções de acesso conforme seu interesse para o IPTU 2022. Para a consulta, clique no quadro “Consulta a débitos”.

Viu como é simples? 

Valor e pagamento do IPTU SP 2022

O valor do IPTU São Paulo 2022 não é fixo, pois tende a variar conforme a área construída do imóvel sob o terreno, a localidade e outros fatores importantes.

Vale lembrar que a Prefeitura de SP permite o pagamento em cota única, quando feita antes do vencimento, que oferece um desconto de 3%, ou mesmo o pagamento em parcelas – 10 vezes sem juros.

Pagamentos atrasados geram multas e juros, não esqueça disso.

Como emitir 2ª via do IPTU São Paulo 2022?

Caso precise da emissão da segunda via do IPTU São Paulo 2022, fique tranquilo. O processo é rápido e segue os mesmos passos realizados para a consulta desse imposto.

Por isso, acesse o site oficial da Prefeitura novamente e clique em “Cidadão”, seguindo para “Casa e moradia”. A partir daí, clique em “Impostos e taxa” e vá em “IPTU”.

A tela principal com todas as informações sobre o imposto estará aberta e você terá a opção “Emissão de 2ª via”. 

Na página, você poderá clicar na alternativa que corresponde ao que você precisa e pronto!

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário