IPTU Rio de Janeiro 2022 – Consultar Valor, Pagamento e 2ª Via

Você sabia que o não pagamento do IPTU pode causar a perda da posse de seu imóvel? É por isso que os cariocas estão sempre atentos ao pagamento desse imposto para que permaneçam com sua propriedade sem dores de cabeça.

O IPTU Rio de Janeiro 2022 já vem sendo comentado pela população que precisa planejar seu orçamento e não deixar que o pagamento fique atrasado.

Sobre o IPTU Rio de Janeiro 2022

Vale lembrar que o IPTU RJ 2022 é obrigatório, pois é o Imposto Predial e Territorial Urbano, sendo de total responsabilidade de todos os cidadãos que possuem imóveis na cidade do Rio de Janeiro, ok?

O valor arrecadado pelo IPTU é encaminhado aos cofres da cidade para que ele seja usado em melhorias na saúde e no setor da educação, auxiliar nas reformas e saneamento básico, bem como iluminação pública e placas, por exemplo. 

Existem pessoas que possuem isenção no pagamento deste imposto. Veja abaixo se você se encaixa nas condições:

  • Aposentados que recebem no máximo cinco salários mínimos,
  • Pessoas de baixa renda,
  • Quem possui propriedade na zona rural.

Informe-se melhor sobre a possibilidade de isenção do IPTU RJ 2022 no site da prefeitura.

Como consultar o IPTU Rio de Janeiro 2022?

Cumprir com seu dever público é pagar seu IPTU dentro do prazo adequado. Você pode consultar o valor do seu imposto de maneira online no site da prefeitura do Rio de Janeiro, sabia?

Veja abaixo como visualizar essas informações:

1– Acesse a esta página em específico,

2– Digite o número da inscrição do seu imóvel e selecione o ano que deseja fazer a consulta (2022). Note que dependendo do período pesquisado, o ano ainda não estará disponível, então procure fazer essa consulta mais próximo do final do ano.

Digite ainda o código de segurança e clique em “Consultar”.

A partir daí, você terá acesso aos dados de sua propriedade e descobrirá o valor do IPTU para 2022.

Segunda via IPTU Rio de Janeiro 2022

Você pode emitir a 2ª via do boleto de pagamento no site da prefeitura, clicando aqui.

Note que é simples, bastando que você digite o número da inscrição do seu imóvel, selecionar o ano de exercício (2022), digitar o que aparece na imagem de segurança e depois clicar em “Prosseguir”.

Com isso feito, você terá acesso ao seu novo boleto e poderá imprimir para fazer o pagamento. 

Como pagar IPTU Rio de Janeiro 2022?

O pagamento do IPTU RJ 2022 pode ser feito em qualquer agência bancária autorizada com o boleto em mãos ou mesmo fazer uso do internet banking.

Recentemente, também criou-se a opção do PIX que facilitou a vida de muita gente. É só você mirar a câmera do seu celular para o código do boleto e pronto! 

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário