IPTU Fortaleza 2022 – Consultar Valor, Pagamento e 2ª Via

Se você reside em Fortaleza sabe muito bem de algumas obrigatoriedades anuais, não é? Um exemplo clássico é o famoso IPTU, que precisa ser pago por qualquer pessoa que tenha um terreno na cidade.

Veja aqui como funciona o IPTU Fortaleza 2022 e tire suas dúvidas para exercer seu dever como cidadão.

Sobre o IPTU Fortaleza 2022

O IPTU Fortaleza 2022 é o chamado Imposto Predial e Territorial Urbano é quitado anualmente por quem tem imóvel na capital do Ceará.

O imóvel precisa estar registrado para que o imposto seja pago. Lembrando ainda que o IPTU abrange apenas a zona urbana, ok? 

cidade de fortaleza

O valor arrecadado pelo IPTU serve para que a prefeitura mantenha a cidade funcionando e com mais segurança, sendo possível aplicar esse dinheiro na manutenção da iluminação pública, em auxílio na área da educação, na atualização das placas e sinalizações, para o saneamento público e ajuda financeira no setor da saúde.

Quando você fica em dia com o IPTU Fortaleza 2022, você tem direito a cobrar da prefeitura algum serviço público que seja necessário.

Valor do IPTU

Não se tem atualizações sobre os valores do IPTU Fortaleza 2022, pois o cálculo é feito individualmente, ou seja, cada residência tem um valor diferenciado por conta das características do imóvel, localização, entre outros fatores.

Como consultar o IPTU Fortaleza 2022?

A consulta IPTU Fortaleza 2022 é simples e serve para que você possa verificar o valor e as datas corretas de pagamento!

Veja como fazer isso:

1– Acesse o site oficial da Prefeitura de Fortaleza,

2– Clique em “Extrato IPTU”,

3– Digite a inscrição do imóvel e selecione o ano de exercício, que no caso seria 2022. Depois, clique em “Pesquisar”,

4– Na tela aparecerá para você digitar a imagem de segurança. Logo depois disso, vá em “Confirmar”.

Quem pode fazer essa consulta? Todos os donos de propriedades registradas, que são contribuintes do IPTU.

Quando pagar IPTU Fortaleza 2022?

O calendário do IPTU Fortaleza 2022 serve para que o contribuinte não perca as datas e possa se programar com suas finanças.

É possível quitar o imposto em cota única, que terá três opções de desconto – 8%, 6% e 4% – cujo vencimento se dá no quinto dia útil dos meses.

Ainda não se tem datas oficiais para o IPTU Fortaleza 2022, porém baseando-se em anos anteriores, você terá fevereiro para conseguir o 8%, até março para os 6% e abril para os 4% de desconto. 

Já para parcelamento, não há descontos e deve-se seguir as datas estabelecidas que vão de fevereiro até dezembro.

Emissão 2ª via IPTU Fortaleza 2022

Se o boleto de pagamento do IPTU Fortaleza 2022 não chegar em sua casa, não se desespere: você pode emitir a segunda via pelo site da prefeitura, seguindo os passos exatos feitos para a consulta do imposto.

É naquela página, digitando a inscrição do imóvel e selecionando o ano de exercício que você seguirá para ter acesso às informações e emissão da 2ª via.

Faça os pagamentos em bancos credenciados ou utilize o internet banking.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário