IPTU Curitiba 2022 – Consultar Valor, Pagamento e 2ª Via

Se você reside na capital do Paraná, sabe bem da obrigação do IPTU Curitiba 2022, o Imposto Predial e Territorial Urbano. O pagamento é obrigatório e anual para todos os proprietários de imóveis da cidade.

Dessa forma, é fundamental aprender corretamente como fazer o pagamento e quando fazê-lo para não ficar em dívida para com o seu município.

Veja aqui sobre o IPTU de Curitiba para 2022!

Sobre o IPTU Curitiba 2022

O IPTU é pago por todo dono que possui propriedade registrada na cidade de Curitiba. O valor arrecadado com esse imposto permite que a prefeitura realize alguns serviços importantes, pois o objetivo principal do IPTU é suprir as necessidades da população.

cidade de curitiba

Nesse caso, o valor pode ser investido em:

  • Auxílios em setores como da educação e saúde,
  • Colocação e atualização de placas e sinalizações,
  • Atualização de saneamento básico,
  • Conserto da iluminação pública.

Além disso, se você está em dia com esse imposto você tem direito de cobrar serviços da prefeitura.

A isenção do IPTU acontece quando o imóvel tem até 70m² de área construída, é de padrão simples de acabamento e de valor venal de até R$ 140 mil, além das edificações construídas pela COHAB, assim como as que são parceria com a iniciativa privada (Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela).

Tais imóveis isentos do IPTU ainda contam com redução de 50% no valor da taxa de coleta de lixo.

Como fazer o pagamento do IPTU Curitiba 2022?

O pagamento do IPTU Curitiba 2022 pode ser feito tanto em cota única como em parcelas. Da forma integral, você obtém desconto, enquanto que no parcelamento isso não existe, mas pode dividir o valor em até 10 vezes, caso seja melhor para seu orçamento.

Diversas instituições financeiras recebem o pagamento do IPTU de Curitiba:

  • Caixa Econômica Federal,
  • Bradesco,
  • Banco do Brasil,
  • Santander,
  • Mercantil,
  • Itaú/Unibanco,
  • Sicredi,
  • Sicoob.

Para fazer o pagamento em débito automático em seu banco, solicite tal procedimento na própria agência com até 30 dias de antecedência da cobrança, ok?

Tabela de pagamento

Não há informações oficiais sobre datas do IPTU Curitiba 2022 ainda, porém o início do pagamento geralmente ocorre em fevereiro, tanto para quem for quitar em cota única quanto para a primeira parcela.

As datas de vencimento para cada parcela seguem os meses consecutivos, terminando mais ou menos em novembro. 

Lembrando que o pagamento do IPTU Curitiba 2022 atrasado pode ocasionar acréscimo de juros e multas, além de não existir mais possibilidade de pagamento com desconto.

Como emitir 2ª via IPTU Curitiba 2022?

Para consultar e emitir a 2ª via do IPTU 2022 para Curitiba, você precisa acessar este link da Prefeitura.

Na tela, você encontrará “Para consultar seus débitos, clique aqui” e “Para pagar seu IPTU/2022, clique aqui”. Essas duas opções levam você para as informações que você procura.

Depois de escolhida sua opção, leia e preencha o que for solicitado para prosseguir.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário