IPTU Brasília (DF) 2022 – Consultar Valor, Pagamento e 2ª Via

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Brasília (DF) é um tributo anual obrigatório que deve ser pago por quase todos os proprietários de imóveis na região.

Trata-se de uma taxa que tem como finalidade arrecadar verba para o governo do Distrito Federal, para prestação de serviços para a população, como os de educação e saúde.

Aqui, você confere todas as novidades sobre o IPTU Brasília 2022, com informações sobre como consultar valor, pagamento e emissão da segunda via do boleto.

Como consultar o valor do IPTU Brasília 2022

A consulta ao valor do IPTU Brasília 2022 é feita no site da Secretaria de Economia do Distrito Federal. A seguir, apresentamos um passo a passo de como obter essa informação:

  1. Acesse o site da Secretaria de Economia do Distrito Federal;
  2. Role a página, localize e selecione “clicar aqui”, para acesso direto ao serviço de consulta;
  3. Informe a inscrição do imóvel;
  4. Selecione “2022”, no item “exercício”;
  5. Marque a caixa de recaptcha, para autenticar seu acesso;
  6. Clique em “consultar”.

Pronto! A página será atualizada e trará a informação sobre o valor do IPTU, bem como datas de pagamento do imposto. Tente cumpri-las para evitar o crescimento da dívida.

Como pagar o IPTU Brasília 2022

O contribuinte consegue pagar o IPTU de três formas: à vista, em até quatro parcelas ou em até 12 cotas (opção válida para imóveis registrados com vínculo a atividades econômicas).

Caso opte pelo pagamento à vista, terá direito a um desconto de 5%. Mas, atenção a um detalhe importante: se o contribuinte tiver débitos em atraso na Receita, o desconto não será validado.

Portanto, para conseguir aproveitar esse abatimento é essencial pagar dívidas inerentes a impostos e só então quitar o IPTU Brasília 2022, tendo desconto de 5%.

O pagamento pode ser feito em qualquer instituição financeira, seja pessoalmente (neste caso, é preciso ter o boleto impresso), pelo internet banking ou aplicativo do banco.

Como obter 2ª via do boleto IPTU Brasília 2022

Precisa da segunda via do boleto IPTU Brasília 2022? É simples e rápido consegui-la, é só acessar o site da Secretaria de Economia do Distrito Federal. Logo abaixo, apresentamos um passo a passo para gerar o boleto:

  1. Acesse o serviço de emissão de documentos de arrecadação DAR IPTU / TLP;
  2. Informe o número da inscrição do imóvel;
  3. Selecione “2022” no ano de exercício;
  4. Marque a caixa de recaptcha;
  5. Clique em “consultar”;
  6. Selecione “imprimir”, para iniciar a impressão ou salvar o documento em seu dispositivo.

Isenção do IPTU Brasília 2022

Há situações em que o contribuinte não é obrigado a pagar o IPTU. De acordo com a legislação do Distrito Federal, têm direito à isenção do imposto as pessoas que:

  • Têm mais de 60 anos de idade, estão na condição de aposentado, pensionista ou beneficiário de assistência ao idoso, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada);
  • Possuem somente um imóvel com área construída de até 120 m2, que lhe sirva de moradia e que não receba rendimentos de aposentadoria, pensão ou benefício de assistência social superior a dois salários mínimos por mês.

Há um detalhe importante sobre a isenção do IPTU Brasília 2022: o benefício só é concedido quando o contribuinte atende os requisitos acima e seu imóvel não possui valor maior do que R$ 210.400,00. Esse valor é o mesmo utilizado para cálculo do imposto.

O que acontece se não pagar o IPTU?

Quem não paga o IPTU pode enfrentar alguns problemas! Um deles é o crescimento da dívida, uma vez que sobre o valor do imposto há incidência de multas e juros.

Caso fique a partir de um ano sem pagar o IPTU, há o risco de o débito ser inscrito na dívida ativa do Distrito Federal. Na prática, isso significa que o contribuinte paga uma multa extra de até 40%, além de não conseguir realizar serviços públicos, como a emissão de passaporte.

Se for um imóvel de pessoa jurídica, a empresa não poderá participar de licitações e concorrências públicas. Já pessoas físicas podem ter seus bens tomados para pagamento do imposto. Em situações assim, o imóvel é leiloado para quitar a dívida.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário