IPTU 2022 Maceió (AL) – Consultar Valor, Pagamento e 2ª Via

O IPTU é o Imposto Predial e Territorial Urbano, que é um tributo que deve ser pago por quase todo proprietário de imóveis. Sua finalidade é arrecadar dinheiro para os cofres públicos, para prestação de serviços à população, como os de saúde e educação.

Aqui, damos todas as informações sobre o IPTU 2022 Maceió (AL)! Confira e saiba como consultar valor, como pagar e obter a segunda via do boleto do imposto.

iptu

Como consultar valor do IPTU 2022 Maceió

A consulta do valor do IPTU Maceió é online, no site da prefeitura. Nele, dá para verificar o total a pagar, bem como qual é o status do imposto. Para lhe auxiliar na consulta, preparamos um passo a passo:

  1. Acesse o site da prefeitura de Maceió;
  2. Clique em “guias de IPTU”;
  3. Selecione “guias de pagamento”;
  4. Clique em “emissão de guias de pagamento”;
  5. Preencha o formulário e verifique o valor.

Como pagar o IPTU 2022 Maceió (AL)

O pagamento do imposto pode ser feito em qualquer instituição financeira da rede autorizada. O contribuinte consegue pagar o IPTU Maceió no Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, entre outros.

Há duas possibilidades de pagamento: em cota única (à vista) ou parcelado. Quem optar por pagar em cota única conta com o benefício de ter 10% de desconto sobre o valor total do imposto.

Um detalhe importante: há um projeto de lei na Câmara dos Vereadores que pode ampliar o desconto no pagamento em cota única. A proposta sugere um desconto de 15%. Mas, o texto ainda não foi aprovado.

Dá para efetuar o pagamento presencialmente em um dos bancos autorizados, mas é preciso ter o boleto do IPTU impresso. Outra opção é pagar pelo internet banking ou aplicativo da instituição financeira em que possui conta, basta apresentar o código de barras do boleto.

Como obter a 2ª via do boleto IPTU 2022 Maceió (AL)

Precisa tirar a segunda via do boleto IPTU 2022 Maceió (AL)? A seguir, apresentamos um passo a passo para lhe auxiliar nessa tarefa. Acompanhe:

  1. Acesse o site de cadastros e pagamentos de tributos da prefeitura de Maceió;
  2. Clique em “guias de pagamento”;
  3. Selecione “emissão de guias de pagamento”;
  4. Informe dados sobre o imóvel;
  5. Clique em “pesquisar”;
  6. Gere a guia de pagamento, imprima ou salve em seu computador.

Isenção do IPTU Maceió (AL)

Há casos específicos em que a prefeitura de Maceió concede isenção do IPTU! Abaixo, indicamos quais são eles. Confira:

  • Imóvel residencial com valor venal abaixo do estipulado em cada edital de lançamento (R$ 30 mil). A isenção é automática e válida para o IPTU e taxa de coleta de resíduos sólidos;
  • Imóveis com padrão construtivo popular ou baixo, desde que seja o único residencial do contribuinte, com área que não exceda 120 metros quadrados, se casa ou apartamento. Se for terreno, não pode exceder 250 metros quadrados.
  • Ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial e seu cônjuge, desde que seja seu único imóvel e o beneficiário resida nele;
  • Imóveis cedidos gratuitamente para instalação de quaisquer serviços públicos municipais;
  • Imóveis do PAR (Programa de Arrendamento Residencial).

Quem tem direito à isenção deve solicitá-la até o dia 30 de abril de cada ano. A duração do benefício é indeterminada e será concedida enquanto o beneficiário cumprir requisitos legais para isenção.

O que acontece se não pagar o IPTU?

O primeiro problema é o crescimento da dívida, uma vez que sobre o valor em aberto há incidência de juros e multas. Se ficar um ano sem pagar o IPTU, há a possibilidade de inscrição do débito na dívida ativa.

Caso isso ocorra, o contribuinte paga uma multa extra de até 40% do valor devido. Além disso, fica impossibilitado de utilizar alguns serviços como a emissão de passaporte.

Se o débito permanecer em aberto por muito tempo, a prefeitura também pode tomar o imóvel e leiloá-lo para pagamento da dívida. Neste caso, um valor vai para a prefeitura e o restante, se houver, para o dono do imóvel.

Como regularizar dívida de IPTU Maceió?

O contribuinte pode parcelar a dívida presencialmente na sede da Semec (Secretaria Municipal de Economia) ou pela internet, no próprio site da prefeitura. Quem escolher pagar a dívida à vista pode ter desconto em multas e juros de até 60%.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário