IPTU 2022 Jaboatão dos Guararapes (PE) – Consultar Valor, Pagamento e 2ª Via

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Jaboatão dos Guararapes (PE) é um tributo obrigatório anual que deve ser pago por quase todos os proprietários de imóveis na região.

O imposto tem como objetivo arrecadar verba para prestação de serviços à população, como os de saúde, educação, saneamento básico e segurança pública.

Aqui, você confere todos os detalhes sobre o IPTU 2022 Jaboatão dos Guararapes (PE), com dados sobre consulta de valor, pagamento e como gerar a 2ª via do boleto!

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Consulta do valor do IPTU 2022 Jaboatão dos Guararapes (PE)

A consulta do valor do IPTU 2022 Jaboatão dos Guararapes (PE) pode ser realizada pela internet, especificamente no site da prefeitura. Abaixo, apresentamos um passo a passo de como realizá-la:

  1. Acesse o Portal do Contribuinte no site da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes;
  2. Clique em “extrato de débito”;
  3. Informe o sequencial do imóvel ou número de inscrição do imóvel;
  4. Digite o conteúdo da imagem gerada automaticamente pelo site;
  5. Clique em “imprimir”.

O site exibirá um extrato, informando se há débitos de IPTU ou não. Também será possível verificar o valor do IPTU Jaboatão dos Guararapes 2022.

Como pagar o IPTU Jaboatão dos Guararapes (PE)?

O IPTU Jaboatão dos Guararapes 2022 pode ser pago à vista ou parcelado. Em ambos os casos é possível obter descontos. Confira como funciona:

Contribuinte sem débito tributário vencido ou vincendo

Tem direito a 30% de desconto se efetuar o pagamento em cota única em fevereiro. Receberá desconto de 10% se pagar parcelado até a data do vencimento.

Contribuinte regular que apresente apenas débitos tributários vincendos

Possui direito a 20% de desconto no pagamento do IPTU em cota única até fevereiro. Se parcelar, o desconto cai para 5% nas cotas mensais, desde que pagas até a data de vencimento.

Contribuinte que apresente débitos tributários vencidos

Terá direito a 10% do valor do imposto se efetuar o pagamento à vista em fevereiro. Caso pague parcelado não tem direito a abatimentos.

Como emitir a 2ª via de boleto IPTU Jaboatão dos Guararapes (PE)

É fácil emitir a segunda via do boleto IPTU Jaboatão dos Guararapes (PE)! A seguir, indicamos como você pode consegui-la online e em poucos passos. Acompanhe:

  1. Acesse o Portal do Contribuinte no site da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes;
  2. Clique em “boleto IPTU”;
  3. Informe o sequencial ou inscrição do imóvel;
  4. Selecione a opção de boleto, se cota única, parcelas ou DAM consolidado;
  5. Informe a data de vencimento;
  6. Digite o código da imagem gerada pelo site e clique em “imprimir” para gerar o boleto.

O que acontece se não pagar o IPTU?

O problema imediato é o crescimento da dívida, pois há a incidência de multas e juros sobre o valor em aberto. Se dever o imposto por mais de um ano, a prefeitura pode inscrever o débito na dívida ativa.

Isto quer dizer que há uma multa extra de até 40% do valor do imposto, além da impossibilidade de utilizar serviços públicos e de assumir cargos em órgãos do governo.

Outro problema é que quem não paga o IPTU não pode vender o imóvel e corre o risco de ter o bem apreendido para leilão e pagamento do imposto.

Isenção do IPTU Jaboatão dos Guararapes (PE)

A prefeitura isenta o IPTU Jaboatão dos Guararapes para contribuintes específicos. Veja, a seguir, quem tem direito a esse benefício:

  • Ser aposentado, beneficiário de renda mensal vitalícia ou pensionista do INSS;
  • Não ter outro imóvel em Jaboatão dos Guararapes;
  • Usar o imóvel como residência;
  • Possuir renda mensal de até 3 salários mínimos vigentes;
  • Ter imóvel com valor venal dentro do limite definido para o ano de 2022.

Estes são os requisitos principais, mas há outros que o contribuinte precisa cumprir para ter direito à isenção do imposto. Para conhecer todos, consulte o site da prefeitura (clique em “isenções” no menu principal)!

A isenção não é concedida automaticamente, é preciso fazer a solicitação do benefício junto à prefeitura no prazo indicado pelo órgão e com a apresentação da documentação que comprove o direito ao benefício.

Fique atento ao prazo de encaminhamento da solicitação, basta consultá-lo na prefeitura e preparar a documentação com antecedência.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

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