IPTU 2022 Duque de Caxias (RJ) – Consultar Valor, Pagamento e 2ª Via
O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) Duque de Caxias (RJ) é um tributo anual obrigatório que deve ser pago por quase todos os proprietários de imóveis na região.
Sua finalidade é arrecadar dinheiro para os cofres públicos, para prestação de serviços à população como os de saúde, educação e segurança pública.
Aqui, você confere detalhes sobre o IPTU 2022 Duque de Caxias (RJ), com informações sobre consulta de valor, pagamento e obtenção de segunda via. Acompanhe!

Valor do IPTU 2022 Duque de Caxias (RJ)?
A consulta do valor do IPTU 2022 Duque de Caxias (RJ) pode ser feita no site da prefeitura! A seguir, apresentamos um passo a passo para lhe guiar na realização do serviço:
- Acesse o site da prefeitura de Duque de Caxias;
- Em “serviços na web”, clique em “IPTU / certidão”;
- Selecione “emissão de guia”;
- Informe dados do imóvel ou pessoais e clique em “avançar”.
Pronto! O valor do IPTU Duque de Caxias será exibido, com a possibilidade de gerar a guia de pagamento. Na página também dá para verificar o total a ser pago de IPTU em atraso de anos anteriores.
Como pagar o IPTU Duque de Caxias (RJ)?
O pagamento é feito em um dos bancos da rede credenciada, que tem instituições financeiras como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander.
Caso opte por pagar pessoalmente em uma agência bancária, é obrigatório apresentar o boleto do IPTU impresso. Uma alternativa é pagar online, por internet banking ou aplicativo do banco em que possui conta. Quem quitar pela internet só precisa informar o código de barras do boleto.
Há duas formas principais de pagamento: em cota única (à vista) e parcelado. Caso opte por pagar à vista, poderá ter desconto de 7% (até fevereiro) ou 4% (até março). Para pagamentos parcelados, não há incidência de desconto.
Como emitir a 2ª via de boleto IPTU Duque de Caxias (RJ)
Está sem o boleto do IPTU 2022 Duque de Caxias (RJ)? Então, saiba que dá para obtê-lo online de forma gratuita e rápida. Abaixo, apresentamos um passo a passo de como emitir a segunda via do IPTU:
- Acesse o Portal do Contribuinte, no site da prefeitura de Duque de Caxias;
- Clique em “emissão de guia”;
- Selecione o tipo de informação que deseja fornecer para emitir a segunda via, se dados pessoais ou do imóvel;
- Clique em “avançar”;
- Selecione o IPTU vigente (exercício de 2022);
- Gere o boleto, salve o documento em seu computador ou imprima a guia de pagamento.
Efetue o pagamento dentro do prazo estipulado no boleto, para evitar o risco de enfrentar problemas com a prefeitura.
O que acontece se não pagar o IPTU?
Um dos problemas imediatos é a incidência de multas e juros sobre o total do imposto, o que pode fazer o valor crescer bastante se demorar muito tempo para pagar o tributo.
Caso o IPTU fique em aberto por um ano, a prefeitura pode inscrever o débito na dívida ativa, o que envolve o pagamento de multa de até 40% e dificuldade de realizar serviços públicos.
Além disso, quem tem débito de IPTU não pode vender o imóvel e ainda corre o risco de ter o bem apreendido para leilão e pagamento do imposto. Após a venda do imóvel, a prefeitura fica com parte do dinheiro para quitar o IPTU em aberto e o restante, se houver, vai para o proprietário.
Quer evitar esses problemas? Então, fique com o imposto em dia! Em caso de atraso, verifique a possibilidade de renegociar o débito com a prefeitura. Há situações em que o contribuinte consegue descontos em juros e multas, pagando menos para resolver essa pendência.
Isenção IPTU Duque de Caxias (RJ)
A prefeitura oferece isenção do IPTU Duque de Caxias para contribuintes com perfis específicos. Confira, a seguir, o que é preciso cumprir para ter direito a esse benefício:
- Ser aposentado, beneficiário de renda mensal vitalícia ou pensionista;
- Não ter outro imóvel no município;
- Utilizar o imóvel como residência;
- Ter rendimento mensal de até 3 salários mínimos;
- Possuir imóvel com valor venal dentro do limite estabelecido para o ano de 2022.
A solicitação da isenção deve ser feita junto à prefeitura, sempre dentro do prazo indicado pelo órgão.
Deixe seu comentário