IPTU 2022 Aparecida de Goiânia (GO) – Consultar Valor, Pagamento e 2ª Via
O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Aparecida de Goiânia (GO) é um tributo anual obrigatório que deve ser pago por quase todos os proprietários de imóveis no município.
O objetivo do imposto é arrecadar dinheiro para prestação de serviços à população, como os de saúde, educação, saneamento básico e segurança pública.
Neste artigo, você confere todos os detalhes sobre o IPTU 2022 Aparecida de Goiânia (GO), abrangendo consulta de valor, pagamento e como gerar a 2ª via do boleto!

Como consultar o valor do IPTU 2022 Aparecida de Goiânia (GO)
A consulta do valor do IPTU 2022 Aparecida de Goiânia (GO) pode ser realizada online no site da prefeitura. Para lhe guiar na consulta, siga este passo a passo:
- Acesse a página de consulta de débitos de tributos municipais no site da prefeitura;
- Preencha o formulário informando a inscrição cadastral e demais dados opcionais;
- Digite os caracteres da imagem gerada pelo site;
- Clique em “consultar”.
Pronto! O valor do IPTU Aparecida de Goiânia de 2022 será exibido, com informações sobre data máxima para quitar a dívida e a opção de gerar a guia de pagamento.
Como pagar o IPTU Aparecida de Goiânia (GO)?
O IPTU Aparecida de Goiânia 2022 pode ser pago à vista ou parcelado. Caso opte pelo pagamento à vista, a prefeitura oferece desconto de 15% sobre o valor total do tributo.
Se pagar parcelado, o vencimento da primeira parcela é em abril e não há desconto sobre o valor do IPTU nessa modalidade de pagamento. Há a possibilidade de pagar em até 10 parcelas.
O contribuinte pode pagar o imposto na rede bancária credenciada, que tem instituições financeiras como a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
No caso do pagamento presencial, é obrigatório estar com o boleto do IPTU impresso. Se pagar pelo internet banking ou aplicativo, é só informar o código de barras do boleto.
Como emitir a 2ª via de boleto IPTU Aparecida de Goiânia (GO)
Não possui o boleto do IPTU Aparecida de Goiânia (GO)? Dá para gerar segunda via online! A seguir, apresentamos um passo a passo para obter o documento:
- Acesse a página de serviços ao cidadão no site da prefeitura;
- Selecione “etapas para imprimir o seu IPTU”;
- Clique em “débito / certidão do contribuinte”, para gerar o boleto com dados pessoais. Se preferir, clique em “débito / certidão do imóvel”, para obter o boleto informando dados da casa;
- Preencha o formulário e clique em “pesquisar”;
- Escolha quais parcelas deseja pagar e clique no ícone de impressão;
- Informe a data de pagamento e clique em “imprimir”.
Seu navegador pode bloquear a janela para abertura do boleto. Portanto, libere a abertura de pop-ups caso o boleto não apareça na tela.
Faça o pagamento do imposto dentro da data de vencimento indicada no boleto. Dessa forma, evitará o crescimento da dívida e problemas junto à prefeitura.
O que acontece se não pagar o IPTU?
A princípio, a dívida cresce, já que há a incidência de multas e juros sobre o valor do imposto. Caso o IPTU permaneça em aberto por um ano, a prefeitura pode inscrever o débito na dívida ativa.
Isto significa que há incidência de uma multa extra de até 40% do valor do imposto, além da impossibilidade de utilizar alguns serviços públicos e de assumir cargos em órgãos do governo.
Quem não paga o IPTU não pode vender o imóvel e pode ter o bem apreendido para quitar o imposto. Após a venda do imóvel por leilão, a prefeitura fica com parte do dinheiro para pagar o IPTU. Se sobrar algo, o dinheiro é devolvido ao proprietário.
Isenção do IPTU Aparecida de Goiânia (GO)
A prefeitura isenta o IPTU Aparecida de Goiânia para contribuintes que cumprem requisitos específicos. Conheça alguns dos principais:
- Ser aposentado, beneficiário de renda mensal vitalícia ou pensionista do INSS;
- Não ter outro imóvel em Aparecida de Goiânia;
- Usar o imóvel como residência;
- Ter imóvel com valor venal dentro do limite definido para o ano de 2022.
Estes são os requisitos básicos, mas há outros. Para conhecer todos, consulte a prefeitura! A solicitação da isenção deve ser feita na prefeitura e com a apresentação da documentação que comprove o direito ao benefício.
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