IPTU 2021 em Campinas: saiba as principais mudanças

Quem é dono de um imóvel na região de Campinas deve ficar atento as mudanças no IPTU 2021. 

O IPTU 2021 em Campinas, assim como em outras cidades, é a taxa de regularização do imóvel perante à prefeitura e, estão em atraso, pode acarretar diversas complicações para o cidadão. 

Cada estrutura, seja ela uma casa ou um prédio, tem um valor diferente a ser pago, calculado de acordo com alguns critérios. Além disso, a partir de 2021, o modelo de pagamento irá sofrer algumas alterações. 

Confira abaixo tudo sobre as mudanças no pagamento do IPTU 2021 em Campinas e quais são as bases de cálculos. 

IPTU 2021 Campinas
IPTU 2021 em Campinas: saiba as principais mudanças

Mudanças no IPTU 2021 em Campinas

A câmara de Vereadores de Campinas aprovou, no dia 03 de dezembro de 2020, uma mudança na cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano para 2021. 

Foi aprovado o projeto da “Lei do IPTU Real”, que define o que é o valor venal de imóveis e possuí impacto direto sobre a base de cálculo do imposto.

A proposta define o valor venal como o preço de venda à vista em condições normais de mercado para o metro quadrado do mesmo imóvel.

Há ainda a determinação de que a administração pública terá a obrigação de alterar o valor lançado para determinado imóvel, caso seja constatado por decisão fundamentada que o valor que consta da Planta Genérica esteja superior ao valor venal do metro quadrado do terreno.

O projeto também indica que o contribuinte poderá comprovar o valor venal real por meio de laudos técnicos firmados por profissionais vinculados a conselhos de classes competentes.

Como consultar o valor do IPTU 2021 em Campinas online

Para consultar a regularidade de um imóvel e também verificar os débitos e valor ainda a serem pagos, basta seguir o passo a passo abaixo. 

Antes, vale lembrar que, para acessar o IPTU 2021 em Campinas no formato digital é necessário estar cadastrado e habilitado na aplicação “Portal do Cidadão” e credenciado na aplicação “Ambiente Exclusivo – Finanças”.

  1. Acesse o portal da Prefeitura;
  2. Escolha entre “pessoa física” e “pessoa jurídica”;
  3. Faça o login no Portal do Cidadão 
  4. Em seguida, digite o número de inscrição do seu imóvel;
  5. Feito isso, clique na opção “Pesquisar”.

E assim você terá o resultado. Além disso, também é possível fazer a emissão de um novo boleto para pagamento, caso o seu não tenha chegado, ou seja necessária uma segunda via.

O pagamento do boleto pode ser feito em qualquer instituição bancária. 

Tabela de descontos 

O IPTU 2021 em Campinas oferece desconto para os cidadãos que fizerem o pagamento antecipado, de acordo com a tabela abaixo:

 

Formas de Pagamento Juros Moratórios Multa Moratória
Até 03 parcelas 100% 100%
De 04 a 06 parcelas 80% 80%
De 07 a 12 parcelas 70% 70%

No pagamento de multas acessórias e débitos de origem não tributária será concedido desconto de 50% para pagamento em até 03 parcelas.

Os parcelamentos poderão ser efetuados em até 60 meses, porém com valor mínimo da parcela para pessoa física de R$ 55,30 e para pessoa jurídica R$ 110,61.

Para a emissão dos parcelamentos é preciso apresentar os seguintes documentos:

Débitos em nome de pessoa física

  • RG e CPF do contribuinte;
  • Se o contribuinte estiver sendo representado por terceiros: procuração original, RG e CPF do requerente (representante legal) e cópia do RG e CPF do contribuinte.

Débitos em nome de pessoa jurídica

  • RG e CPF do contribuinte responsável pela empresa;
  • Atos constitutivos e suas alterações, se houver. Exemplo: Contrato Social, Ata de Assembleia, etc;
  • Cartão do CNPJ;
  • Se o responsável da empresa estiver sendo representado por terceiros: procuração original, RG e CPF do requerente (representante legal) e cópia do RG e CPF do contribuinte (dono da empresa).

O que acontece se eu atrasar o pagamento? 

O atraso no pagamento de qualquer parcela leva ao acréscimo moratório de 1% ao mês ou fração.

Para mais informações, acesse o Portal da Prefeitura.

Amanda Lino
Jornalista com mais de 7 anos de experiência em redações de rádio, TV e internet. Além de colaboradora da Webgo Content, Amanda também é host do podcast Me Empresta Seus Óculos, que trata sobre cotidiano.

Deixe seu comentário