IPTU 2021 Belém: Como funciona? Veja aqui!

O brasileiro sabe que começo do ano é o momento em que terá mais dívidas possíveis, indo muito além daquelas relacionadas aos veículos por exemplo, que incluem o IPVA, DPVAT, licenciamento e em caso de multas, mas também para outras propriedades, como é o caso dos imóveis.

Para quem possui uma casa ou qualquer tipo de imóvel, é preciso ficar atento para o pagamento do IPTU, conhecido por extenso por ser o Imposto Predial e Territorial Urbano, que é cobrado de forma anual para todos os moradores do nosso país.

Veja abaixo informações completas sobre ele, como funciona, quem precisa fazer o pagamento, cuidados e qual o seu valor esperado.

IPTU 2021 Belém: Como funciona?

IPTU 2021 Belém: Como funciona?

Imposto que é emitido logo no início do ano, ele deve ser pago dentro do prazo determinado, visto que do contrário, o proprietário do imóvel estará correndo vários riscos de implicações, como você poderá ler mais abaixo.

O dinheiro que é arrecadado por meio do IPTU na cidade de Belém, no Pará, é incorporado ao orçamento municipal da cidade, sendo investido em melhorias como saúde, educação, construção, reforma e ampliação de escolas e hospitais, recuperação de praças e ruas, além de investimentos em áreas como abastecimento de água, esgoto, infraestrutura e muito mais.

O pagamento do mesmo é obrigatório, sendo que do contrário, não é possível fazer reformas no imóvel, visto que não há a autorização da prefeitura, ou demais implicações, como a construção de um imóvel no terreno, por exemplo.

Como emitir minha guia de pagamento do IPTU Belém 2021?

Quer garantir o pagamento do IPTU o quanto antes na cidade de Belém e assim, ficar livre de possíveis aumentos de taxas ou multas? Veja abaixo como fazer a emissão da segunda via do mesmo e fique por dentro.

  1. Acesse o seguinte link: http://www.belem.pa.gov.br/sefin/rotinas/2ViaGuia/principalguia.php;
  2. Agora, preencha todas as lacunas com os dados correspondentes aos do IPTU que deseja pagar, como o tributo desejado, no caso, é o IPTU, depois, preencha com o seu número da inscrição, número da guia, e por fim, preencha com o código de segurança ali solicitado, clicando em “Pesquisar”.
    Como emitir minha guia de pagamento do IPTU Belém 2021?

Na próxima página que irá se abrir, você pode realizar a emissão da guia correspondente, onde poderá fazer o pagamento nos bancos específicos disponibilizados, que são:

  • Casas lotéricas;
  • Farmácias Big Ben e Extrafarma;
  • Supermercados Nazaré;
  • Bancos do Brasil;
  • Banco da Amazônia;
  • Banco do Estado do Pará – Banpará;
  • Banco Itaú;
  • Banco Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal.

É importante lembrar que os contribuintes que fizerem o pagamento do IPTU à vista, ou seja, em cota única, tem a possibilidade de receber entre 7 até 10% de desconto no valor total do boleto. Caso você possua esse dinheiro disponível, pode ser uma boa forma de garantir um desconto e assim conseguir economizar uma boa parte de dinheiro.

Como calcular o valor do IPTU 2021 Belém?

Dúvida muito comum, principalmente para aqueles que acabaram de adquirir um imóvel ou precisam fazer esse pagamento, é sobre como é feito o cálculo do valor do IPTU na cidade de Belém. Pois bem, a prefeitura leva em consideração o valor venal do imóvel, assim como sua alíquota estabelecida, ficando o seu cálculo assim:

  • Valor do IPTU = Valor venal do imóvel (Base de cálculo) X Alíquota.

Existem vários outros fatores que podem acabar influenciando no valor do imóvel, indo muito além do que você imagina, como:

  • Área do imóvel construída;
  • Área do terreno em questão;
  • O padrão do imóvel construído – se é de madeira, alvenaria, cimento e mais;
  • Qual é o estado de preservação do imóvel;
  • Qual a situação/posição do imóvel de acordo com a quadra que está localizado;
  • Qual a condição do terreno, de sua superfície, se ele está seco, alagado, se sofreu com acidentes naturais, entre outras;
  • Os valores correntes do mercado imobiliário e o valor que é declarado pelo contribuinte.

Ou seja, o valor do IPTU mudará de acordo com cada propriedade, portanto, nem vale a pena tentar verificar com seu vizinho sobre a quantia, visto que são levadas várias circunstâncias em conta antes dele ser emitido.

Agora que você já sabe mais sobre o valor do IPTU Belém 2021, como ele é cobrado e como conseguir fazer a emissão da segunda via, é o momento de ficar de olho em quando ele chegará em sua casa, garantindo assim o pagamento do mesmo dentro da data prevista.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário