Intercâmbio na China – Quanto Custa? Como Funciona?

Uma vez que realizar intercâmbio deixou de ser algo inalcançável, os brasileiros estão aderindo a esta forma de conhecer novas culturas e de adquirir aprendizados. Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, não basta, hoje em dia, apenas concluir o ensino formal.

As empresas têm buscado profissionais com mais vivência e com diferenciais em seu currículo. Embora muitos escolham os destinos tradicionais, como EUA, Canadá, Austrália e Europa, existem aqueles que preferem uma experiência mais diferenciada. Para estes, o intercâmbio para a China é uma ótima opção!

Por que realizar intercâmbio na China?

 

A China é um país que possui uma cultura muito diferente da cultura brasileira. Realizar um intercâmbio por lá é uma boa oportunidade para fazer algo fora do comum e descobrir as riquezas da cultura oriental.

O país tem se consolidado como uma importante potência mundial, sendo uma oportunidade para estudantes e profissionais que querem conhecer mais sobre o mercado asiático. Além disso, a moeda chinesa é desvalorizada em comparação ao real, tornando os gastos na China mais atraentes para os intercambistas.

O intercambista que deseja viajar para esse país irá deparar-se com uma culinária muito diferente da brasileira e poderá viajar para diversos destinos da Ásia, podendo ver paisagens paradisíacas, conhecer pontos turísticos famosos e aproveitar a riqueza da cultura chinesa.

Para quem quer explorar as oportunidades de trabalho no mercado chinês, existem diversas vagas de emprego, porém estas vagas são, geralmente, para mão de obra qualificada.

Embora o Mandarim seja a língua oficial do país, muitas empresas são multinacionais e os falantes de português(principalmente os que também têm inglês)conseguem exercer funções no país sem problemas, mesmo sem o conhecimento da língua local.

Qual agência contratar?

Mesmo sendo um destino exótico e menos escolhido em comparação aos destinos tradicionais, existem boas opções de agências de intercâmbio para contratar. Elas oferecem algumas opções de pacotes, variando os objetivos do intercâmbio, o tempo e o tipo de hospedagem que o viajante deseja. Dentre as principais agências de intercâmbio, algumas que podem ser citadas são:

  1. EF;
  2. Global Study;
  3. CI – Intercâmbio e viagem;
  4. Centro Cultural China-Brasil Yuan Alping.

Você pode optar, também, por fazer um estágio na China – a STB oferece programas de estágio a partir de 4 semanas. Para as vagas de estágio profissional na China, a STB pede inglês nível avançado. Para as brasileiras que desejam trabalhar como AuPair, é interessante saber que as agências chinesas ajudam com o valor da passagem.

Entre as agências de AuPair pode-se citar:

  1. AuPair Shangai;
  2. Love AuPair;
  3. Manda AuPair;
  4. Dragon AuPair;
  5. China Way (agência brasileira).

Preço do intercâmbio

Intercâmbio na China - Quanto Custa? Como Funciona?

Os valores dos pacotes de intercâmbio podem variar de acordo com as opções escolhidas. Sendo um país continental, os custos podem variar muito entre as cidades, sendo que o custo de vida dos grandes centros é bem maior do que vivendo no interior. Para fazer um orçamento completo do custo do pacote de intercâmbio, o melhor é consultar diretamente os sites das agências e solicitar um orçamento.

Outras informações

Consulte sempre uma agência especializada para que você possa obter informações completas sobre o pacote de intercâmbio. Embora seja uma experiência incrível e uma ótima oportunidade para conhecer uma nova cultura, prepare-se para eventuais desafios que possam aparecer, já que, para fugir do comum, é preciso muita força de vontade.

Sendo um país tão grande, você poderá conhecer milhares de lugares e, mesmo assim, não visualizar a cultura chinesa como um todo. Realize pesquisas para saber quais lugares deseja visitar e programe-se para aproveitar ao máximo o seu período de tempo na China. As agências de intercâmbio costumam oferecer pacotes para auxiliar na visita de pontos turísticos.

Procure consultar pessoas que já tenham feito intercâmbio para a China, pois elas podem oferecer muitas dicas cruciais para a sua estadia no país. Este é um ótimo momento para aqueles que querem aproveitar o crescimento econômico chinês, tornando esta rica experiência em um importante item para o currículo profissional.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.