Intercâmbio Canadá — confira tudo o que você precisa fazer para estudar no Canadá

Se a sua intenção é a de estudar fora do país, pode considerar a ideia em fazer o intercâmbio Canadá.

Nesse país, você vai ter uma excelente receptividade e estará em contato com nova diversidade cultural.

Quer saber mais sobre esse assunto? Preparamos um conteúdo cheio de informações importantes para quem deseja estudar no Canadá! Saiba mais a seguir.

Escolha o destino do intercâmbio Canadá

Intercâmbio Canadá

Por ser um país grande, consequentemente, é uma nação diversificada. Por isso, inúmeros estudantes com diferentes personalidades encontram uma cidade ideal para habitar.

Uma localidade que é a prova disso é Montreal, cidade que oferece a oportunidade de o estudante aprender duas línguas: inglês e francês. Além disso, lá tem muitas opções gastronômicas, de festivais e museus.

Montreal é apenas uma pequena amostra das cidades que você pode ter acesso ao optar pelo intercâmbio Canadá. Após analisar bem todos os municípios e, escolher um, veja o que precisa ser feito para chegar até lá:

Tipo de visto que precisa tirar

Em relação ao visto, você tem duas opções. Desse modo, se pretende ficar no país por menos de seis meses, o visto de turista é o ideal.

Contudo, caso você queira permanecer no Canadá por mais do que um semestre, vai ser preciso dar entrada no visto de estudante.

É possível requerem esses dois tipos de visto (turista e estudante) por meio do site do governo canadense.

O que fazer para tirar o visto

Geralmente, para iniciar o processo do intercâmbio Canadá, é preciso apresentar os formulários de permissão de estudos e requisição de visto — preenchidos e assinados.

Além desses documentos, confira os outros trâmites que envolvem o intercâmbio canadense:

  • Duas fotos 3×5;
  • Passaporte atual — validade mínima é de seis meses;
  • Se ainda tiver, passaporte anterior;
  • Carta de aceitação emitida pela instituição de ensino do Canadá;
  • Documento para comprovação de recursos financeiros — extratos bancários ou recibo de entrega e declaração do Imposto de Renda mais recente.

Os estudantes que não atingiram a maior idade (18 anos) precisam apresentar quem está arcando com os seus gastos, bem como um documento, com firma reconhecida, autorizando o intercâmbio Canadá.

Valor do visto para intercâmbio Canadá

O valor a ser pago sofre variações conforme o tipo de visto que você solicitar. Assim, o visto para quem está indo como turista, custa 100 dólares canadenses por pessoa.

Contudo, se for para uma família composta por 5 ou mais pessoas, o valor da taxa poder pago de forma online pelo site do governo canadense.

Se você optar pelo pagamento online, lembre-se de que o cartão de crédito deve ser habilitado para promover compras internacionais.

O que é preciso para ser inscrito em um curso superior

Assim como em muitas instituições estrangeiras, vai ser necessário que você comprove a proficiência linguística, seja pelo TOEFL ou IELTS.

Em vista disso, confira no site da instituição que almeja fazer o intercâmbio para se informar sobre qual a nota e, principalmente, qual o exame exigido.

É válido ressaltar que talvez, você tenha que comprovar que detém conhecimento da língua francesa ao invés da inglesa. Portanto, esteja preparado para a comprovação dos dois idiomas.

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário