INSS negado? Saiba como recorrer para obter o seu benefício!

Você foi informado que está com o INSS Negado? Chegou o dia de receber o benefício previdenciário e aparentemente, todos os documentos estão em ordem. Mas, ainda assim, inexplicavelmente, você é informado que está com o INSS Negado!

E agora, o que fazer diante disso? Pensando no assunto, produzimos um artigo que vai te ajudar a resolver essa situação. Saiba mais a seguir.

O que fazer com o INSS Negado?

INSS Negado

No momento em que o INSS está registrando alguns períodos, podem acontecer falhas.

E se isso ocorrer é provável que o seu pedido de aposentadoria seja negado, pois, considera-se o tempo de contribuição.

Assim, para se precaver de ter o INSS Negado e até mesmo obter informação sobre quanto tempo falta para se aposentar, basta acessar a simulação da sua aposentaria no site do INSS.

Aposentadoria especial

Geralmente, o que deixa o INSS negado diz respeito à falta de recolhimento de atividade especial.

Vale ressaltar que, se o seu trabalho foi exercido exposto a agentes nocivos, você pode solicitar aposentadoria mais cedo do que outro trabalhador cujo ofício não foi exercido em áreas insalubres.

Pesca ou atividade rural

Caso o contribuinte faça parte do regime de economia familiar (pesca, pecuária, agricultura, etc.), ele deve contar a aposentadoria a partir dos 12 anos de idade.

Quanto a isso, é aconselhado que o trabalhador pertencente a esse regime tenha em mãos toda a documentação necessária para que evite o INSS negado.

Cadastro Nacional de Informações Sociais — CNIS

Se por ventura for informado quanto à ausência de algum dado, no INSS você pode agendar um pedido de revisão do CNIS.

Esse sistema tem a finalidade de listar todos os valores e períodos de contribuições que foram realizadas enquanto você trabalhou.

Falta de recolhimento por parte da organização

É importantíssimo que fique claro que o trabalhador não tem a responsabilidade de fazer o recolhimento previdenciário.

Com isso em vista, a empresa é quem precisa promover as suas contribuições.

No entanto, se ela não o fez, por conseguinte, vai fica faltando tempo de contribuição e assim, o seu pedido pode ser negado. Por isso, tenha muita atenção a esse quesito.

Empresário e autônomo

Se acontecer a falta de contribuição do empresário ou de um autônomo, basta que os débitos pendentes sejam quitados.

Realize um planejamento

Para que seja possível obter uma visão geral daquilo que precisa ser feito, é essencial que você faça um planejamento junto a algum profissional qualificado.

Com o planejamento em mãos, é possível saber o tempo que você tem de contribuição e ficar por dentro do valor que pode receber.

Por quem devo procurar em caso de INSS negado?

Se você já entrou com recurso administrativo e ainda assim o caso do INSS Negado não foi resolvido, é ideal procurar um advogado que tenha especialização na área previdenciária.

Um profissional dessa área já está acostumado a lidar com processos desse tipo, logo, ele sabe a respeitos e todos os trâmites legais que devem ser seguidos.

Deste modo, com a ajuda desse profissional experiente, o seu pedido tem uma grande possibilidade de ser aceito.

Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário