Como fazer inscrição Sisu 2021: datas e regras para participar

O Sisu é um momento esperado pela maioria dos estudantes, principalmente por aqueles que querem conseguir uma vaga em uma determinada universidade, seja ela privada ou particular.

Se você está em dúvidas sobre como funcionará esse processo, inscrição, quais são as datas comuns, e demais informações chegou até o local mais indicado, visto que aqui poderá sanar todas elas.

Fique por dentro e saiba mais.

Como fazer inscrição Sisu 2021?

Uma dúvida que permeia todos os interessados e que deve ser discutida o quanto antes, principalmente pela sua importância, é sobre como fazer a inscrição do Sisu no ano de 2021.

É importante saber que as inscrições costumam abrir a cada 6 meses, uma vez no início do ano e outra vez na metade do mesmo, portanto, são duas chances de conseguir a vaga no local desejado ao ano.

Outro fator que vale a pena relembrar é que é necessário que o candidato tenha feito o Enem, para assim utilizar essa nota na seleção. Veja abaixo como funciona a inscrição:

  • Acesse o site oficial do Sisu, que é: http://sisu.mec.gov.br/;
  • Agora, insira o seu número de inscrição do Enem e coloque sua senha de acesso;
    Como fazer inscrição Sisu 2021? 
  • Confirme então se os dados estão corretos, depois, clique em fazer a inscrição;
    Como fazer inscrição Sisu 2021? 
  • Nesse momento é a hora de escolher o curso de interesse, qual a modalidade da concorrência que o estudante tem interesse em disputar e então, confirme a primeira opção. Depois, repita o processo para a segunda opção do curso;
    Como fazer inscrição Sisu 2021? 
  • Por fim, é preciso clicar em “Confirmar inscrição” e aguarde até que o sistema emita a mensagem de confirmação.
    Como fazer inscrição Sisu 2021? 

É importante que saiba que é possível realizar o acompanhamento da inscrição por meio da página do Sisu, basta realizar o login com sua senha e acesso iguais aos utilizados no Enem. Dessa forma, saberá se foi selecionado para o curso desejado.

Outro ponto que vale destaque é de que é possível alterar o curso escolhido enquanto as inscrições estiverem em aberto, além de realizar demais alterações.

Quais são as datas do Sisu? Veja aqui

Para o ano de 2021 as datas já foram confirmadas, caso não existam demais alterações causadas pela pandemia do Corona vírus. São os dias:

  • 7 de julho: abertura das inscrições;
  • 10 de julho: fim das inscrições;
  • 14 de julho: divulgação dos resultados;
  • 16 de julho: abertura das matrículas;
  • 21 de julho: fim das matrículas;
  • 14 até 21 de julho: abertura para manifestação da lista de espera.

Quais são os pré requisitos para participar?

Existem alguns pré requisitos necessários para participar do Sisu, portanto, se você possui interesse nele, é preciso corresponder entre:

  • Ter participado do Enem;
  • Ter nota maior que zero na redação;
  • Ter nota maior ou igual que 450 pontos na prova geral;
  • Não estar na condição de treineiro.

Caso corresponda a todos esses requisitos, então poderá participar do processo sem demais problemas. É importante verificar também na instituição desejada se não há uma nota mínima para se candidatar, principalmente se está dentro das possibilidades da sua nota obtida.

Chamada regular e lista de espera

Chamada regular e lista de espera

Depois que as inscrições são encerradas, o Sisu vai realizar a seleção dos candidatos que atingiram a nota mínima que é exigida pelo curso, assim, você saberá se foi ou não selecionado para o curso desejado, assim, basta consultar o boletim e ver se seu nome está na lista regular.

Se esse for o seu caso, será necessário providenciar toda a documentação requisitada dentro do prazo estipulado pelo calendário do concurso. Dessa forma, tenha atenção para que não deixe de lado nenhum documento, que no caso, sua falta pode prejudicar a sua tão esperada vaga na instituição dos sonhos.

Caso não seja aprovado nessa etapa, vale ficar de olho na lista de espera ou também conhecida como segunda chamada, ela tem uma data estipulada para estar em aberta, para os dois cursos inclusive.

Para manifestar seu interesse, é preciso clicar no botão que aparecerá em sua ficha de inscrição “Lista de espera”, dessa forma, o sistema irá te atualizar de demais possibilidades e até mesmo se foi aprovado no curso desejado.

Agora que você já sabe como funciona o processo de inscrição do Sisu, quais são as datas mais importantes, lista de espera e demais informações, vale a pena sempre ficar de olho em nosso site, visto que aqui você acompanha as principais notícias sobre estudos, política economia e demais concursos públicos que acontecem no Brasil.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário