Inscrição no Prouni 2021 – Como fazer? Passo a Passo do cadastro

O Prouni é um programa do Ministério da Educação voltado à concessão de bolsas de estudo em cursos superiores de universidades particulares. São oferecidas bolsas integrais e parciais de 50% em instituições conceituadas por todo o país.

Quer tentar uma bolsa Prouni, no entanto não sabe como? Basta fazer a inscrição no programa. Confira, a seguir, como efetuá-la e demais informações importantes sobre o Prouni.

Prouni

Quem pode participar do Prouni?

Para participar do Prouni e tentar uma bolsa de estudo, o candidato deve cumprir requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação. Conheça, abaixo, quais são eles:

  • Ser estudante ou ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública de ensino, ou na particular na condição de bolsista integral, desde que o benefício tenha sido concedido pela própria escola; ou
  • Ser professor da rede pública de ensino, mas somente os que estão no exercício do magistério da educação básica;
  • Ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e alcançado o mínimo de 450 pontos de média de notas. Também não deve ter zerado a redação;
  • Possuir renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio per capita, caso se candidate à bolsa integral;
  • Ter renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa, se tentar bolsa parcial de 50%.

Como fazer a inscrição no Prouni?

A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente pela internet, no site oficial do Prouni. Abaixo, preparamos um passo a passo para lhe orientar e auxiliar nesse processo:

  • Acesse o site oficial do Prouni;
  • Clique em “inscrição”;
  • Você será redirecionado para a plataforma gov.br. Se já tiver cadastro, informe seu CPF e clique em “avançar”. Depois, informe sua senha de acesso. Caso não tenha cadastro será preciso criar um;
  • Informe o número de sua inscrição no Enem. Caso não tenha mais essa informação, existe a opção de recuperá-la no Página do Participante, criada pelo Inep;
  • Escolha, em ordem de preferência, até duas instituições de ensino, curso e turno que tem interesse;
  • Informe se é candidato com deficiência ou se se autodeclara pardo, preto ou indígena, para concorrer a bolsas de estudo destinadas a políticas de ações afirmativas;
  • Finalize sua inscrição Prouni.

É importante citar que durante o período de inscrição o candidato consegue modificar as instituições de ensino e opções de curso inicialmente selecionadas, o sistema do programa considerará somente a última escolha.

Documentos para inscrição no Prouni

A inscrição no Prouni demanda a apresentação de documentos, somente sua numeração, sem envio de cópias. Confira o que precisa ser informado durante o processo:

  • Carteira de identidade / RG;
  • CPF;
  • Inscrição e senha do Enem mais recente.
Inscrição Prouni

Nota de corte Prouni

Durante o período de inscrição, o site do Prouni calcula e divulga diariamente uma nota de corte para cada um dos cursos que disponibilizaram bolsas de estudo. Essa nota tem como base a quantidade de bolsas, o total de candidatos e nota do Enem.

Curiosamente, a nota de corte é uma referência da pontuação mínima que o candidato precisa atingir para ficar entre os possíveis selecionados. Diariamente, o candidato pode monitorar a nota e verificar suas reais chances.

Se não tiver pontuação suficiente para conseguir uma bolsa de estudos no curso selecionado, ele pode alterar a opção do curso, selecionando um em que tem mais chance de conseguir o benefício.

Resultado Prouni

O resultado Prouni é divulgado no site oficial do programa, no prazo indicado no cronograma. Caso tenha sido aprovado, será possível obter informações no site sobre como proceder para garantir a bolsa de estudos.

Vale citar que o resultado Prouni sai poucos dias após o término do período de inscrição. Ao todo, são realizadas duas chamadas oficiais e o candidato que não for aprovado nelas pode se inscrever na lista de espera.

Lista de espera Prouni

A lista de espera destina bolsas de estudo remanescentes para os inscritos no programa. No entanto, somente candidatos específicos poderão entrar nela:

  • Aqueles que não foram pré-selecionados em chamadas oficiais;
  • Candidatos pré-selecionados, mas que foram reprovados devido a não formação de turma.

O processo de inscrição e cadastro de interesse na lista de espera é feito no site do Prouni, no período indicado no cronograma. É obrigatório registrar esse interesse, ele não é feito automaticamente. Portanto, programa-se para realizar o procedimento no prazo, para não perder a oportunidade.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário