Inscrição FIES 2022 – Como fazer, quem tem direito

O FIES é um programa essencial para estudantes que precisam financiar o curso na faculdade, porém nem todo mundo entende como funciona para conseguir essa oportunidade.

Acima de tudo, pede-se que o estudante tenha feito o Enem, mas vamos entender melhor sobre isso abaixo para fazer sua Inscrição FIES 2022 corretamente!

Como funciona o FIES 2022?

O programa do FIES foi criado ainda em 2011 pelo Ministério da Educação (MEC) a fim de conceder financiamento a estudantes para cursos superiores que não são gratuitos.

O FIES oferece duas modalidades:

  • FIES: para pessoas de baixa renda para que elas consigam o empréstimo sem acréscimo e juros, sendo que o financiamento será de 100% do valor. 

Nesse caso, o aluno não pagará qualquer mensalidade do curso.

  • P-FIES: a modalidade avalia primeiro a renda do aluno e pode acontecer uma cobrança de juros.

Aqui, o financiamento é feito de 50% da mensalidade do curso, sendo que a outra metade é de responsabilidade do aluno pagar.

Conforme as condições financeiras do aluno e da própria nota do Enem, o FIES indicará qual será a melhor modalidade para cada um.

fies

Quem tem direito ao FIES 2022?

Nem todo mundo tem direito ao FIES 2022 – existem algumas regras que precisam ser cumpridas para conseguir esse importante financiamento.

Veja abaixo quais são esses requisitos e entenda se você se encaixa neles:

  • Comprovar que é pessoa de baixa renda,
  • Não ser bolsista,
  • Ter um fiador,
  • Ter realizado o Enem, não ter zerado a redação e ter tirado, pelo menos, 450 pontos na prova.

Com esses critérios, é possível se candidatar ao financiamento estudantil, porém tenha em mente que existem vagas limitadas para cada curso – e isso quem define é a instituição de ensino.

Como fazer Inscrição FIES 2022?

A Inscrição FIES 2022 é sempre realizada pela internet, no site oficial do programa.

No período apropriado, você deverá acessar esse site e clicar em “Fazer Inscrição” (ou algo similar), que estará logo na página inicial.

Será necessário ter cadastro no Gov.br (então faça o seu já para se adiantar).

Depois, basta preencher o formulário com os dados solicitados. Há um cronograma no site com todas as etapas do FIES, por isso sempre acompanhe por lá as datas.

Vale lembrar que não há divulgação oficial para o FIES 2022 no momento, mas se seguir a mesma ideia dos anos anteriores, as inscrições poderão ser abertas no final de janeiro.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário