Inscrição FIES 2021: datas e como participar do financiamento

O Fies é um dos processos seletivos mais esperados no ano, principalmente para quem tem o sonho de adentrar em uma instituição de ensino superior e cursar a disciplina dos sonhos.

Se você tem interesse e quer saber mais informações sobre como funciona esse processo, veja aqui informações completas sobre o cadastro, como funciona, quem pode se inscrever e demais questões importantes.

Não deixe de se informar sobre tudo o que achar necessário antes de realizar demais cadastros, veja aqui em nosso site tudo o que precisa saber.

Como funciona a inscrição do FIES 2021? Veja aqui

A inscrição do programa é feita diretamente pelo site do programa, sendo que o período de inscrições para o ano de 2021 ainda não foi aberto, mas, costuma acontecer no mês de fevereiro.

Se o site não sofrer com demais mudanças, é esperado que o processo funcione seguindo o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site oficial do Fies, que é o http://fies.mec.gov.br/;
  2. Agora, será precisa clicar na opção “Minha Inscrição” e depois em “Fazer Cadastro”, se você nunca tiver feito nenhum cadastro previamente, caso já tenha um registro no site, basta clicar na opção “Entrar com GOV.BR”;
    Como funciona a inscrição do FIES 2021? Veja aqui
  3. Já na próxima página, será necessário realizar o cadastro preenchendo as demais informações que são necessárias;
  4. Depois de finalizar seu cadastro, você será direcionado novamente para a página do FIES. Lá, clique na opção “Entrar com GOV.BR” e depos informe o CPF e a senha de cadastro;
    Como funciona a inscrição do FIES 2021? Veja aqui
  5. Com seu nome já registrado no sistema da inscrição do FIES, só será preciso preencher poucas informações que o sistema pedir;
    Como funciona a inscrição do FIES 2021? Veja aqui
  6. Então, será preciso preencher um grupo de preferência, basta escolher até três opções de curso que tem a intenção de fazer e quais são as instituições de ensino desejadas;
  7. Se você for pré selecionado, é importante ficar de olho no sistema do SisFies, visto que será por lá que você terá a certeza, sendo dentro do período de 5 dias o prazo a partir do dia da divulgação do mesmo.

Quais são os pré requisitos necessários para efetuar a inscrição?

Quer saber se você se enquadra nos padrões requisitados pelo FIES? Veja abaixo quais são eles:

  • Alunos com renda per capita mensal familiar de no máximo 3 salários mínimos;
  • Alunos com a renda per capita mensal familiar de até 5 salários mínimo.

Ademais, é necessário que o aluno tenha feito o Enem a partir do ano de 2010, atingindo a nota mínima de 450 ou mais, além de não ter zerado a redação.

Como funciona o FIES? Veja aqui!

O Fies possui duas modalidades de financiamentos, sendo que a primeira é para estudantes que têm uma renda familiar de até 3 salários mínimos, com nenhum juro incluído. O pagamento é feito de acordo com os limites da renda de cada aluno.

Já a segunda modalidade, que é conhecida como P-Fies, é aquela destinada para os estudantes que têm uma renda familiar per capita de até 5 salários mínimos.

Nas duas modalidades o aluno pagará de forma mensal todos os encargos educacionais, incluindo os juros do financiamento ao longo do curso, sendo que o restante do montante é pago por meio de parcelas, depois da conclusão do curso, levando em conta também a situação financeira do estudante.

VEJA TAMBÉM
Como fazer aditamento no FIES?

Como emitir o boleto FIES 2021? Veja aqui

O boleto do FIES 2021 deve ser pago mensalmente para que os estudantes continuem recebendo o financiamento do governo. Dessa forma, lembre-se de pagar o seu dentro das datas estipuladas para que não tenha que arcar com demais juros posteriores, além dos já previstos dependendo da sua modalidade.

Para acessar a emissão dos boletos da Caixa, clique neste link e depois clique em “Renegociação de contrato”, clicando depois em “Ver contrato do FIES”. Agora, vocÊ será redirecionado para a página de onde terão todos seus dados do contrato. Veja o passo a passo abaixo:

  1. Clique na opção de “Boletos em aberto” localizado no canto inferior da tela;
  2. Escolha o boleto do FIES;
    Segunda via boleto Caixa
  3. Clique então em “Emitir seu boleto FIES em PDF”;
  4. Pague seu boleto diretamente pelo Internet Banking da Caixa.

Será preciso ficar de olho na data de vencimento, para que você não esqueça de sua maior responsabilidade. É possível tirar a segunda via do boleto por meio do telefone oficial do FIES, que é 0800 7260 101.

Será necessário fornecer todos seus dados e pronto, terá a segunda via facilmente por meio de um telefone simples.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário