Inscrição Encceja 2022 – Passo a Passo de como fazer

Quem não conseguiu concluir os estudos no período correto encontra no Encceja a melhor oportunidade! Por isso, você já pode ficar de olho na Inscrição Encceja 2022 e saber como fazer a sua.

Por meio da prova do Encceja, você consegue não apenas concluir seus estudos, mas também deseja alcançar a série para continuar estudando adequadamente.

Sobre o Encceja 2022: Quem pode se inscrever?

Para garantir um bom futuro profissional, é essencial ter o seu diploma de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio, afinal grande parte das empresas procura por pessoas que concluíram seus estudos.

certificado encceja

Além do mais, para quem quer investir ainda mais na educação – com cursos técnicos ou de graduação – é obrigatório ter a base educacional completa.

Nesse caso, o Encceja é indicado para as seguintes categorias:

  • Ensino fundamental: é necessário ter idade mínima de 15 anos completos no dia da prova,
  • Ensino médio: é necessário ter idade mínima de 18 anos completos até o dia da prova.

O Encceja é, portanto, uma alternativa para milhares de jovens e adultos que largaram os estudos por causa de trabalho e outros motivos, mas que desejam retornar com sua educação.

Como fazer Inscrição Encceja 2022?

O site oficial do Encceja permite que a inscrição 2022 aconteça sem sair de casa, seguindo um cronograma estabelecido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Acessando a página, haverá a opção de Inscrição 2022. Clique nela para seguir informando os dados que serão solicitados na tela.

Lembre-se de informar se você precisa de atendimento específico e/ou especializado, assim como seu nome social (se preferir)

Ao finalizar, faça a impressão do comprovante, pois nele consta o número de sua inscrição.

Ainda não há informações oficiais sobre datas de abertura de inscrições e nem da prova. Preste atenção ao site para não perder os prazos!

Sobre a prova Encceja 2022

Para ter acesso ao certificado oferecido pelo Encceja 2022, você precisa passar na prova, é claro.

Entenda como a prova funciona – tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio!

Ensino fundamental

  • Período da manhã: a prova terá 30 questões de Matemática e Ciências Naturais,
  • Período da tarde: a prova terá 30 questões de múltipla escolha envolvendo as matérias de Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física, História e Geografia, além da Redação.

Ensino médio

  • Período da manhã: a prova terá 30 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e também de Matemática e suas Tecnologias,
  • Período da tarde: a prova terá 30 questões de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias. assim como a Redação.

Você pode estudar pelas provas dos Encceja anteriores para ter uma ideia de como são as perguntas e já ir testando seu conhecimento.

Os resultados do Encceja 2022 são publicados pelo Inep no mesmo site onde você se inscreveu. Você precisa ter acertado pelo menos 100 pontos nas provas objetivas e 5 pontos na redação para obter o certificado!

Boa sorte!

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário