Informe de rendimentos do INSS: como emitir pelo site ou aplicativo

Basicamente o informe de rendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um documento usado para  realizar a declaração Anual do Imposto de Renda, que pode ser gerado presencialmente em uma das agências do INSS  e também de forma simples e rápida no próprio site do INSS.

Este documento é utilizado como declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) que comprova o recebimento do benefício de forma detalhada.

Quem pode emitir o informe de rendimentos do INSS?

O documento de declaração do imposto de renda pessoa física, emitido pelo INSS é disponibilizado especificamente para aposentados e pensionistas, porém o contribuinte que trabalha em empresas tanto da esfera pública  quanto da iniciativa privada,  poderá emitir o demonstrativo de forma gratuita.

No caso do contribuinte que queira emitir o informativo do INSS, é necessário atender a alguns critérios, entre eles, o contribuinte poderá ter conta somente em um banco e não ter  conta de investimentos, caso contrário, terá que solicitar o informe de rendimentos a sua instituição financeira.

extrato de pagamentos inss

Onde posso emitir o informe de rendimentos?

O documento poderá ser emitido presencialmente ou online. Online poderá ser gerado através do site ou pelo aplicativo do “Meu INSS”  disponível para Android e IOS.

Primeiramente, para emitir o documento é necessário acessar sua conta dentro do site meu INSS. Caso não possua uma conta, poderá criá-la facilmente, inserindo informações como: seu cadastro de pessoa física (CPF), data de Nascimento, nome completo, juntamente com  as  demais informações solicitadas.

Como emitir o informe de rendimentos do INSS online

Para emitir o seu comprovante siga o passo a passo a abaixo:

  1. Acesse o site https://meu.inss.gov.br/ ou o aplicativo “Meu INSS”
  2. Acesse a sua conta com usuário e senha. Caso não possua será necessário criar uma conta sua no sistema no INSS;
  3. Clique no tópico “extrato para imposto de renda”;
    informe de rendimentos inss site
  4. Acesse o formulário;
  5. Preencha o formulário com as informações solicitadas;
  6. Por último clique em “consultar”.
    informe de rendimentos como emitir

No aplicativo o caminho é bem parecido, com a diferença de que será preciso fazer o download do app na Play Store e Apple Store. Feito o login, siga o caminho demonstrado na imagem:

serviços inss aplicativo

Documentos solicitados

Ao fazer a sua solicitação esteja munido com alguns documentos que serão usados no momento de preencher o envio no site ou aplicativo:

  • Ano calendário;
  • Número do Benefício;
  • Data de Nascimento;
  • Nome do beneficiário;
  • CPF.

Ainda se houver dúvidas, é possível contatar o INSS através dos canais de contato:

  • Central 135
  • Site “ Meu INSS”
  • Aplicativo “ Meu INSS”

Ou então deixe a sua pergunta aqui nos comentários!

 

Deixe seu comentário