Informe de rendimentos do INSS: como emitir pelo site ou aplicativo
Basicamente o informe de rendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um documento usado para realizar a declaração Anual do Imposto de Renda, que pode ser gerado presencialmente em uma das agências do INSS e também de forma simples e rápida no próprio site do INSS.
Este documento é utilizado como declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) que comprova o recebimento do benefício de forma detalhada.
Quem pode emitir o informe de rendimentos do INSS?
O documento de declaração do imposto de renda pessoa física, emitido pelo INSS é disponibilizado especificamente para aposentados e pensionistas, porém o contribuinte que trabalha em empresas tanto da esfera pública quanto da iniciativa privada, poderá emitir o demonstrativo de forma gratuita.
No caso do contribuinte que queira emitir o informativo do INSS, é necessário atender a alguns critérios, entre eles, o contribuinte poderá ter conta somente em um banco e não ter conta de investimentos, caso contrário, terá que solicitar o informe de rendimentos a sua instituição financeira.

Onde posso emitir o informe de rendimentos?
O documento poderá ser emitido presencialmente ou online. Online poderá ser gerado através do site ou pelo aplicativo do “Meu INSS” disponível para Android e IOS.
Primeiramente, para emitir o documento é necessário acessar sua conta dentro do site meu INSS. Caso não possua uma conta, poderá criá-la facilmente, inserindo informações como: seu cadastro de pessoa física (CPF), data de Nascimento, nome completo, juntamente com as demais informações solicitadas.
Como emitir o informe de rendimentos do INSS online
Para emitir o seu comprovante siga o passo a passo a abaixo:
- Acesse o site https://meu.inss.gov.br/ ou o aplicativo “Meu INSS”
- Acesse a sua conta com usuário e senha. Caso não possua será necessário criar uma conta sua no sistema no INSS;
- Clique no tópico “extrato para imposto de renda”;
- Acesse o formulário;
- Preencha o formulário com as informações solicitadas;
- Por último clique em “consultar”.
No aplicativo o caminho é bem parecido, com a diferença de que será preciso fazer o download do app na Play Store e Apple Store. Feito o login, siga o caminho demonstrado na imagem:

Documentos solicitados
Ao fazer a sua solicitação esteja munido com alguns documentos que serão usados no momento de preencher o envio no site ou aplicativo:
- Ano calendário;
- Número do Benefício;
- Data de Nascimento;
- Nome do beneficiário;
- CPF.
Ainda se houver dúvidas, é possível contatar o INSS através dos canais de contato:
- Central 135
- Site “ Meu INSS”
- Aplicativo “ Meu INSS”
Ou então deixe a sua pergunta aqui nos comentários!
Deixe seu comentário