idCorreios – O que é? Como ver o meu? Como acessar?

O idCorreios é utilizado para realizar serviços online no Portal Correios. Mas, afinal, o que é o idCorreios, como verificar o seu e como utilizá-lo? Aqui, respondemos essas informações. Acompanhe e descubra!

idcorreios

O que é o idCorreios?

O idCorreios é um mecanismo de autenticação e autorização de usuários para acesso ao Portal dos Correios e uso de seus serviços.

Esse mecanismo é disponibilizado gratuitamente pelos Correios para clientes e usuários do site da empresa, permitindo um acesso seguro e padronizado.

O idCorreios é composto por um identificador alfanumérico e uma senha, que são definidos pelo usuário no momento do cadastro inicial.

Para que serve o idCorreios?

Ele possibilita acesso ao Portal de serviços dos Correios criado em parceria com a Receita Federal. Nessa plataforma, o usuário consegue, por exemplo, conferir status de pedidos e verificar se foram taxados ou liberados pela Receita.

Também é possível verificar o histórico de importações dos últimos seis meses, inserir CPF para agilizar a liberação de produtos e recebimento de pedidos, além de realizar pagamento de impostos e taxas usando cartão de crédito ou boleto bancário.

Como criar seu idCorreios?

Caso não tenha um idCorreios, é possível criá-lo em seu primeiro acesso ao Portal dos Correios. A seguir, apresentamos um passo a passo para fazer o seu:

  1. Acesse a página da Central de Autenticação dos Correios;
  2. Clique em “cadastrar”;
  3. Informe se é pessoa física, jurídica ou estrangeiro;
  4. Clique em “prosseguir”;
  5. Preencha o formulário e marque a caixa de aceite de política de privacidade digital e termo de produto e serviço;
  6. Clique em “continuar” e siga demais orientações dadas na página.

Pronto! Uma mensagem será encaminhada para o e-mail informado no cadastro e nela há um link para confirmação do cadastro. Clique nele para fazer a ativação do cadastro.

Você será redirecionado ao site dos Correios e uma mensagem surgirá na tela informando que seu cadastro foi realizado com sucesso. Então, acesse o portal dos Correios informando e-mail e senha e o idCorreios já pode ser usado.

Como ver meu idCorreios?

É possível verificar seu idCorreios diretamente no Portal da empresa. Para isso, basta fazer login informando usuário e senha. Não se lembra mais dessas informações? Então, confira um passo a passo para retomar o acesso ao Portal:

  1. Acesse o Portal de serviços dos Correios;
  2. Clique em “esqueci minha senha”;
  3. Informe se é pessoa física ou jurídica;
  4. Digite seu CPF ou CNPJ;
  5. Clique em “prosseguir”;
  6. Informe um e-mail para contato.

Você receberá um e-mail informando sobre o recadastramento da senha. Siga as orientações dadas pela empresa e registre uma nova senha de acesso. Faça login informando a nova senha e pronto, já será possível ver seu idCorreios na plataforma de serviços.

O usuário pessoa jurídica tem acesso a serviços especiais, como inclusão de usuários, concessão de permissões para uso da plataforma em seu nome, acesso à fatura eletrônica, visualização de centro de custos, entre outros.

Como solucionar problemas de acesso idCorreios?

Caso esteja com problemas de acesso vinculados ao idCorreios, deve-se solicitar atendimento à empresa. Neste caso, basta clicar no menu superior disponível no canto da página e selecionar “problemas para acessar o Meu Correios?”.

Então, selecione o tipo de serviço de suporte que deseja realizar, se verificar respostas a problemas na seção “dúvida” ou registrar uma reclamação online.

Como registrar reclamação no site dos Correios

A reclamação pode ser feita online no site Fale Conosco dos Correios. Abaixo, apresentamos um passo a passo para lhe guiar na realização do serviço:

  1. Acesse o site Fale Conosco Correios;
  2. Em “reclamação”, clique em uma das opções listadas (atendimento, entrega de remessa, financeiro, produtos e serviços, sistemas e outros);
  3. Preencha o formulário de registro de reclamação;
  4. Marque a caixa de recaptcha, para autenticar seu acesso;
  5. Encaminhe sua reclamação.

Pronto! Agora é só aguardar o retorno da empresa sobre o caso. Se quiser verificar o andamento do processo, basta acessar o site Fale Conosco Correios e selecionar “acompanhar manifestação”.

Além dessa possibilidade de acompanhamento no site, os Correios também encaminham notificações por e-mail a cada nova atualização envolvendo a reclamação registrada no site.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário