Como está funcionando o atendimento do Detran RJ na pandemia? Veja aqui!

Devido a crise causada pela pandemia do novo Corona Vírus, muitos órgãos brasileiros tiveram seu atendimento físico suspensos, alguns deles até mesmo sem previsão de retorno.

Um dos que foi dispensado foi o Detran do Rio de Janeiro, mas que muito dos atendimentos estão sendo feitos de forma inteiramente online.

Quer saber quais são eles e como estão funcionando? Veja aqui informações completas e fique por dentro.

Detran RJ: Como está funcionando o atendimento?

Detran RJ: Como está funcionando o atendimento?

Muitos dos processos como extensão de prazos, suspensão de processos de multa e também a resolução de muitos dos procedimentos online estão entre as medidas tomadas pelo Detran Rio de Janeiro, de modo a melhorar o atendimento ao público.

Por exemplo, as carteiras de motorista que estão vencidas após o dia 18 de fevereiro, não tem a necessidade de serem renovadas. Carros recém tirados da concessionária, também pode continuar a circular sem a placa.

1 – Carteira de Identidade

Mesmo que não seja um serviço oferecido exclusivamente pelo Detran RJ, o procedimento para a emissão da primeira e da segunda via pode ser feita de forma inteiramente online.

Caso precise de um atendimento específico físico, é preciso acessar de forma online o site com as devidas informações, disponível aqui.

2 – Carteira Nacional de Habilitação

O agendamento da renovação da CNH está sendo realizado pelo Detran RJ apenas para aqueles documentos que estão vencidos antes de 18 de fevereiro, sendo tudo por meio de telefone ou site oficial. As carteiras que acabaram vencendo posteriormente a esta data ainda continuam valendo, tendo assim, suas datas prorrogadas e podendo ser utilizadas em todo o território brasileiro sem tempo limite.

Caso você tenha feito a renovação da sua antes da pandemia, porém não sabe onde retirar, basta clicar aqui no link e ficar por dentro.

O serviço para a segunda via da CNH está disponível somente da sede do Detran Rio de Janeiro e também nas três unidades: Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias, sendo o seu agendamento feito de forma antecipada por meio do site oficial ou por teleatendimento.

3 – Autoescolas

Aulas teóricas e práticas já estão liberadas, porém, de maneira a garantir que a saúde de todos esteja protegida, será necessário obedecer as medidas de segurança como distanciamento social, a redução de pessoas nas salas de aula, além do fornecimento de álcool em gel.

4 – Multas

Conforme divulgado pelo Detran RJ, os prazos de defesa e também de autuações, recursos de multas e demais procedimentos estão todos suspensos durante o período da pandemia. No caso de identificação do motorista infrator, também está em estado de suspensão. Caso o motorista tenha cometido alguma multa, o processo não estará correndo.

5 – Licenciamento anual

A emissão do licenciamento anual digital acabou substituindo de forma interina o documento que antes era obtido no Detran. Esse processo pode ser feito de forma rápida pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível pelo Denatran de forma gratuita para sistemas tanto Android quanto iOS.

Depois que o aplicativo for validado, o motorista poderá imprimir o mesmo em um papel A4 comum, dessa forma, o agente de trânsito poderá chegar a validade do mesmo via QR Code.

O calendário do licenciamento prorrogado ficou para:

  • Finais de placa entre 0 e 6: até o dia 31 de outubro de 2020;
  • Finais de placa entre 7 até 9: até o dia 30 de novembro de 2020.

6 – Emplacamento

Para aqueles que fizeram a compra de um veículo novo a partir do dia 19 de fevereiro, não será necessário emplacar o mesmo, podendo circular de forma livre em todo o país durante o tempo estimado da pandemia. É preciso apenas andar com a nota fiscal em conjunto.

7 – CRV de carro usado comprado

Aqueles que compraram um veículo usado a partir do dia 19 de fevereiro, não tem a necessidade de começar o processo de registro do já conhecido Certificado de Registro do Veículo (CRV), diretamente no Detran.

Agora que você já sabe como está funcionando o atendimento do Detran do Rio de Janeiro, já pode começar a se programar para ir até determinada estação do órgão, baixar algum aplicativo em específico ou resolver demais problemas por meio do telefone disponível no site oficial.

Procure se manter sempre atualizado sobre as notícias do Detran RJ, somente assim não terá demais surpresas.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário