Financiamento ou consórcio? Qual a melhor opção? Vantagens e desvantagens

Quem busca formas de realizar o sonho da casa própria ou de comprar um veículo encontra duas opções: o financiamento e o consórcio. É justamente aí que muitos se perguntam qual é a melhor opção.

Aqui, explicamos o que é financiamento e consórcio, além de apontar quais são suas vantagens e desvantagens, bem como a melhor opção de acordo com cada perfil. Confira!

financiamento ou consorcio

O que é financiamento?

Trata-se de um empréstimo feito por instituições financeiras vinculado à compra de um bem. Caracteriza-se por ter incidência juros, mas costumam ser menores do que um empréstimo tradicional porque se tem uma destinação específica do dinheiro.

O acesso ao valor do financiamento é imediato, o que possibilita que o bem seja liberado rapidamente após a assinatura do contrato. Para conseguir um financiamento, o candidato precisa passar por uma análise de crédito e aprovação pela instituição financeira.

O pagamento é sempre feito em parcelas mensais, com juros já adicionados ao valor mensal. Se antecipar algum valor, há desconto de juros que incide sobre parcelas futuras.

Vantagens e desvantagens do financiamento

A principal vantagem do financiamento é a liberação imediata do valor, se o candidato ao crédito for aprovado. Isso significa que o processo de compra do bem é mais rápido e você poderá utilizá-lo o quanto antes.

Mas, a liberação imediata do valor traz uma desvantagem: o contratante do financiamento paga mais caro por isso, sobretudo em comparação a outras modalidades de pagamento disponíveis no mercado.

O que é consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra em grupo, na qual seus integrantes pagam mensalmente uma parcela para formar um fundo para aquisição de um bem.

Todo mês ocorre um sorteio que define quais são os integrantes desse grupo que poderão usar o dinheiro do fundo para comprar o bem estipulado no consórcio.

Uma carta de crédito é liberada para o contemplado no sorteio, documento que permite que a pessoa compre o bem à vista, com melhores condições de pagamento e descontos.

O consórcio se caracteriza por não ter taxa de juros, mas o contratante dessa modalidade paga uma taxa de administração, que tende a ser menor do que os juros do financiamento.

Vantagens e desvantagens do consórcio

O consórcio tem como principal vantagem o menor custo, principalmente em comparação ao financiamento, sendo uma boa alternativa para quem deseja economizar.

No entanto, tem uma desvantagem que precisa ser considerada: o consórcio não garante acesso imediato ao bem, porque é preciso ser sorteado para a concessão da carta de crédito.

Se der sorte, pode ser que seja contemplado logo no início do consórcio, mas também existe a possibilidade de isso acontecer só no período final, sendo um dos últimos a ter acesso ao crédito.

Portanto, se tiver pressa em ter um determinado bem, como um imóvel para se mudar rapidamente, é melhor considerar alternativas de pagamento que possibilitam o acesso imediato.

Se mesmo assim investir no consórcio, saiba que existem formas de aumentar suas chances de ser contemplado com a carta de crédito. Para isso, basta dar lances pagos em sorteios.

Financiamento x consórcio: qual o melhor?

A escolha da melhor modalidade de pagamento depende muito das necessidades do comprador. Por exemplo, se precisar ter acesso rápido ao bem, o financiamento é a opção perfeita.

Sim, você paga mais no financiamento, mas esse é o preço por ter o dinheiro liberado rapidamente para a compra do bem. Ao financiar, você pega seu automóvel ou se muda para sua casa própria em poucos dias.

Caso não tenha pressa para ter acesso ao bem, o consórcio atende melhor seu perfil, já que é uma compra de médio a longo prazo. Além disso, é mais econômica, sobretudo em comparação ao financiamento.

Independentemente da forma escolhida, um detalhe é essencial: sempre analise sua capacidade de pagamento, para evitar o risco de endividamento. Se o financiamento tiver juros altos, faça pelo menos 3 cotações e tente negociar valores.

Caso invista no consórcio, verifique o histórico do grupo, quantidade de contemplações por mês e saúde financeira, se seus integrantes realmente pagam as parcelas mensalmente, para evitar problemas.

O financiamento e o consórcio são oferecidos pelas principais instituições financeiras do país, portanto, se tiver interesse em contratá-los procure um banco ou empresas especializadas.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário