FIES Aditamento 2022 – O que é? Como fazer? Quando Começa?

Anualmente, é preciso que os participantes do FIES realizem o processo de aditamento, sendo assim, obrigatório para que os estudos possam continuar sem demais problemas.

Veja aqui como fazer o seu aditamento, quais são as informações que devem ser seguidas, acompanhe nosso passo a passo e fique ligado em todos os documentos que são necessários.

Aditamento FIES 2022: Como fazer?

Aditamento FIES 2022: Como fazer?

Depois de ser contemplado diretamente com o financiamento, os estudantes devem realizar o processo de aditamento para 2022, que é nada mais nada menos do que a renovação do benefício.

O aditamento deve ser feito todo semestre, dessa forma, é importante que os estudantes tenham em mente como executar essa renovação. Ele é realizado diretamente por meio do SisFies, sempre na mesma época da rematrícula da faculdade.

A CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento -, é a responsável por fazer a solicitação e renovação do contrato desse estudante, sendo assim, depois da solicitação, o estudante precisa fazer essa confirmação de dados diretamente no sistema do SisFies.

Conforme divulgado pelo próprio site oficial do FIES, o estudante possui o tempo de até 20 dias úteis contando da data de conclusão da solicitação para conseguir validar as demais informações do seu curso e também os valores do semestre.

Quais são os tipos de aditamento existentes?

São dois modelos de aditamento que o estudante pode executar, veja quais são eles abaixo:

  • Aditamento simplificado: usado quando não há nenhum tipo de alteração nas cláusulas do contrato de financiamento do estudante;
  • Aditamento não simplificado: ele é executado quando há a necessidade de algum tipo de mudança no contrato do estudante, seja a troca do fiador, da faculdade, aumento de prazo de pagamento e demais possibilidades.

Por isso, você deve verificar qual delas é a condizente com o perfil de estudante aplicado em cada caso.

Quais são as regras do aditamento do FIES 2022?

É necessário que o estudante esteja com todas as suas demais obrigações do FIES em dia, do contrário, não poderá realizar o procedimento. Ou seja, ele não deve estar devendo nenhum valor na instituição de ensino e nem nas parcelas trimestrais.

Se existir qualquer tipo de dívida estudantil, o candidato precisa fazer a quitação da mesma para assim, seguir com todo o procedimento do aditamento do FIES.

Como fazer o aditamento?

Conforme já dito anteriormente, é preciso saber como fazer o processo para cada um deles, veja mais abaixo:

No caso do aditamento simplificado, basta ir até a CPSA da faculdade em que está matriculado e assim, retirar o documento de regularidade da matrícula – DRM -, que está assinado pelo presidente ou pelo vice-presidente da comissão, dessa forma, o processo fica inteiro finalizado.

Enquanto que para o aditamento não simplificado, o estudante precisa ir até a CPSA da instituição e assim, retirar o DRM assinado pelo Presidente ou, pelo vice-presidente.

Após isso, é preciso ir até o banco ou a instituição financeira para concluir todo o procedimento, levando todos os documentos necessários em companhia do fiador em questão ou do responsável, quando é o caso. Veja o passo a passo abaixo:

  • Você vai receber um e-mail do FNDE, do qual irá informar mais sobre a liberação de atendimento executada pela CPSA;
  • Você deve clicar no link disponível;
  • Agora, escolha a opção de “Aditamento de contrato”;
  • É preciso informar o seu CPF, o código de ativação e depois clicar na opção em “Entrar”;
  • Lembre-se de conferir todos os dados apresentados;
  • Por fim, no final da página, você deve clique em “Sim”;
  • Agora, será apresentada uma nova opção, da qual deve ser preenchida caso precise de alguma alteração, clique em “Sim”. Se não for o seu caso, clique em “Não”;
  • Lembre-se de clicar em “Confirmar aditamento”;
  • Uma página nova será aberta com o modelo de aditamento simplificado e também o não simplificado;
  • Se tudo estiver correto, basta clicar em “Imprimir Comprovante”.

É preciso lembrar que caso o aditamento não for simplificado, você deve ir até o agente financeiro mais próxima para efetuar a regularização sua situação.

Continue acompanhando nosso site para saber mais sobre o aditamento do FIES, quais são as demais atualizações sobre o programa e tudo que deve saber para ficar bem informado.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário