FIES 2021 — Número de vagas divulgado! Veja como concorrer!

Você sabe o que é o FIES 2021? Praticamente, todo estudante que está concluindo o ensino médio e deseja continuar seus estudos em uma instituição de ensino superior, conhece o FIES 2021.

O FIES é um programa promovido pelo governo federal com a finalidade de conceder o ingresso de estudantes, sem condições financeiras, em universidades privadas.

Então, se você está saindo do ensino médio e quer garantir sua vaga em uma universidade, continue a leitura deste artigo. Boa leitura!

O que é o FIES 2021?

FIES 2021

Sem premissas, o FIES 2021 trata-se de um programa de financiamento estudantil que oferece condições variadas aos estudantes de baixa renda.

Esse programa foi criado no ano de 1999 pelo governo federal e é realizado em parceria com o MEC — Ministério da Educação.

De forma resumida, o FIES é um empréstimo feito ao estudante, no qual ele só começa a pagar depois que se graduar no curso escolhido.

Com base nisso, é válido destacar que, diferente do processo realizado em bancos privados, com esse programa a classe estudantil têm flexibilidade quanto ao pagamento.

Quem pode participar do FIES 2021?

Para poder participar do programa FIES, o candidato precisa seguir alguns critérios. Confira quais são:

✔️ Ter realizado uma prova do ENEM em edições a partir do ano 2010;

✔️ Obter uma pontuação mínima de 450 pontos nas provas objetivas e, além disso, não obter zero na redação;

✔️ Concluído o ensino médio;

✔️ Possuir renda bruta mensal de até três salários mínimo.

Calendário do FIES 2021 para o primeiro semestre

O processo seletivo do FIES 2021 para o primeiro semestre vai ser do dia 26 ao dia 29 de janeiro — vale lembrar que até às 23h59min.

Depois desse processo inicial, basta ficar à espera do resultado, que será divulgado no dia 2 de fevereiro.

Os candidatos que forem pré-selecionados em chamada única vão ter três dias para complementar a inscrição. Ou seja, do dia 3 ao 5 de fevereiro.

Lista de espera FIES 2021

As pessoas que não estiverem na lista dos candidatos pré-selecionados, ainda terão chance de disputar por uma vaga, que é oferecida através da lista de espera FIES 2021.

Quanto a essa lista, os candidatos que não foram convocados na primeira lista são incluídos automaticamente para a disputa.

Convocação da lista de espera

A lista de espera do FIES 2021 realizará a convocação de candidatos a partir do dia 3 de fevereiro até o dia 18 de março de 2021.

Para ficar por dentro de todo o cronograma do processo seletivo FIES 2021, basta acessar a página oficial do FIES.

FIES divulga o número de vagas

O MEC (Ministério da Educação), na última quinta-feira (31), divulgou que neste ano 93 mil vagas vão ser ofertadas.

A respeito dessas vagas, para que elas, de fato, sejam concedidas, é previsto que aconteça um financiamento de R$ 500 milhões.

Sobre o programa nos próximos anos

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) vai oferecer 279 mil vagas para os próximos três anos.

Assim sendo, os anos de 2022 e 2023 também vão ter 93 mil vagas. Isso é claro, sob a revisão, que é prevista em norma do programa.

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário