Como fazer o Pix no Itaú – Cadastro e dicas de segurança

Fazer o Pix no Itaú é muito fácil e ainda gera um bônus. Ao realizar o cadastro da sua chave Pix no Itaú, você recebe R$ 5. Há quem ainda tenha dúvidas sobre como utilizar o sistema de pagamentos instantâneos ou criar a chave, mas não tem mistério.

Para cadastrar sua chave Pix no Itaú, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abra o app Itaú;
  2. Faça login no app com sua conta e senha;
  3. Acesse o Pix no menu do aplicativo;
  4. Escolha sua chave Pix (ela pode ser seu e-mail, celular ou CPF);
  5. Confirme a chave informada.

E pronto! Sua chave Pix já foi cadastrada no Itaú e está pronta para ser utilizada. 

Como fazer o Pix no Itaú

Segurança do Pix no Itaú

O Pix é sinônimo de inovação na economia, porém é preciso ficar atento aos golpes. Como é fácil realizar o cadastro do Pix, além de tudo ser feito online, muitos fraudadores podem se passar por funcionários do Itaú e entrar em contato com você para realizar o cadastro da sua chave Pix.

Para o suposto cadastramento, os golpistas solicitam informações como sua senha, código iToken, dados pessoais e da conta-corrente. Apesar de o Pix ser um serviço de conta-corrente, o fraudador também pode solicitar dados de cartão de crédito, como código CVV, número e validade do cartão para aplicar o golpe. 

Nos casos de contas empresas, podem solicitar, inclusive, o código do operador. Após conseguir esses dados, o golpista os utiliza para realizar fraudes. Mas fique atento às dicas do Itaú para não cair em golpes:

  • Nunca forneça senha ou o código iToken nem dados de cartão de crédito, como código CVV, número e validade em ligações ou mensagens que receber para cadastramento, atualização ou confirmação da chave Pix ou para qualquer outra finalidade;
  • Nunca faça transferências, TEDs, DOCs ou pagamentos em sua conta-corrente para fazer um teste para utilização do Pix;
  • Nunca aceite fazer manutenção (presencial ou remotamente) em seu computador para a utilização do Pix;
  • Sempre encerre uma ligação que receber se, durante o contato, solicitarem senha ou código iToken ou código CVV, número e validade do cartão de crédito;
  • Sempre faça o cadastramento do Pix nos canais oficiais do banco Itaú;
  • Sempre tenha em mente que o Itaú não acessa seus dispositivos remotamente para habilitar o Pix;

Lembre-se sempre: o cadastramento da chave Pix é realizado somente nos canais oficiais do Itaú e demais instituições bancárias.

Custos e limites do Pix

Ao se tratar de limites, no Pix, eles vão ser iguais aos estabelecidos pela instituição financeira para demais operações. Se um banco tiver limite de até R$ 10 mil para TED por cliente, ele vai continuar tendo o mesmo limite no Pix. 

Para compras com cartão de débito, a regra também permanece a mesma. Não há custos para quem realizar transferências ou pagamentos pelo Pix. Além disso, o sistema do Banco Central possibilita qualquer tipo de pagamento.

Aproveite todas as funcionalidades que o Pix tem a oferecer, mas nunca esqueça de tomar todos os cuidados necessários para não cair nas mãos de golpistas na internet.

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS.

Deixe seu comentário