Esaj MG – Como Fazer a Consulta Processual?

O E-saj MG é uma plataforma de serviços jurídicos que tem como finalidade facilitar a divulgação e acesso a informações inerentes a ações judiciais abertas pela população de Minas Gerais.

Além de divulgar informações, a ferramenta também possibilita o envio de documentos, ajudando a dar mais agilidade para trâmites processuais, sem necessidade de ir a um fórum.

Trata-se de uma solução disponibilizada ao cidadão comum, serventuários da Justiça e advogados, sendo que todos os serviços oferecidos são gratuitos, podendo realizá-los em qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet.

A seguir, conheça detalhes sobre o E-saj MG e um passo a passo para utilizá-lo, especialmente no que se refere à consulta de processos, um dos serviços mais requisitados.

 

Como funciona o E-saj MG

O E-saj MG é disponibilizado e mantido pelo Poder Judiciário de Minas Gerais, diretamente no site oficial do órgão, podendo ser acessado por cidadãos, advogados e serventuários da Justiça.

Boa parte dos serviços ofertados são acessados sem precisar de cadastro, especialmente os que são destinados aos cidadãos comuns. Se quiser ter acesso completo ao E-saj MG, é necessário efetuar o cadastro.

É interessante ressaltar que os serviços jurídicos da plataforma são feitos gratuitamente, sempre. Em algumas situações específicas, geralmente associadas a serventuários e advogados, será preciso instalar um certificado digital no computador, o que garantirá a segurança das informações.

Benefícios do E-saj MG

A plataforma E-saj MG proporciona diversos benefícios para os cidadãos e profissionais da Justiça Estadual, sendo possível destacar os seguintes como principais:

  1. Transparência sobre processos judiciais em andamento, com a possibilidade de acessar as informações de forma rápida e com total praticidade;
  2. Facilidade de verificação de processos e decisões judiciais, podendo se preparar com antecedência para novas fases das ações movidas, sem precisar ir a um fórum para obter informações;
  3. Envio de documentos inerentes aos processos judiciais pela internet, o que agiliza processos e demandas, podendo finalizar ações antes do esperado.

Serviços do E-saj MG

São vários os serviços jurídicos disponibilizados no E-saj MG, seja para o cidadão ou profissional que atua na área jurídica. Entre os principais realizados, destaque para os seguintes:

1. Consulta de processos

É o serviço mais utilizado, principalmente pelo cidadão comum, porque possibilita verificar o andamento de processos abertos na Justiça Estadual e saber qual será o próximo passo a ser adotado.

2. Push

Serviço que permite verificar o andamento processual sem ter de entrar periodicamente no E-saj MG. O usuário recebe em seu e-mail novas atualizações sobre o processo, tendo mais praticidade no acompanhamento.

3. Certidões

Modalidade que permite emitir e verificar a autenticidade de certidões judiciais, como as criminais e de processos ativos, sem precisar ir a um fórum da comarca para realizar tais serviços.

4. Guia de custas

Serviço que possibilita a emissão eletrônica de Guias de Recolhimento de Custas e Taxas Judiciárias (GRCTJs), desde a segunda instância, juizados especiais e justiça comum.

5. Processo Judicial Eletrônico

Tipo de serviço que permite o acompanhamento eletrônico de processos que tramitam em âmbitos que extrapolam o estadual, como na Justiça Federal, Militar e do Trabalho. Trata-se de uma opção disponível somente para profissionais de direito, sendo necessário efetuar cadastro no site para utilizá-la.

Site oficial E-saj MG e como usá-lo

Deseja utilizar o E-saj MG para realizar serviços jurídicos? É fácil acessar a plataforma e ter acesso a tudo o que ela oferece. Confira, a seguir, o site oficial e como utilizá-lo:

  1. Acesse http://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/servicos/;
  2. No menu Categoria, selecione seu perfil ou tipo de serviço que deseja realizar;
  3. Se tiver em mente um serviço específico, digite-o no campo Título;
  4. Clique em “Filtrar”;
  5. Selecione o serviço e siga as recomendações dadas na página para realizá-lo.

Consulta de processos E-saj MG

  1. Acesse http://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/processos/andamento-processual/#.W56aQuhKiM8;
  2. Informe o tipo de busca e o número do processo, parte envolvida ou dados do advogado;
  3. Clique em “Buscar”.

Contatos E-saj MG

Enfrentou alguma dificuldade para utilizar o E-saj MG? Então, entre em contato com a equipe de atendimento da plataforma para solucionar essa questão e conseguir, efetivamente, realizar os serviços que deseja. É possível ter atendimento nos seguintes canais:

  1. Via site, no endereço http://informatica.tjmg.jus.br;
  2. Por telefone, nos números 4020-7560 (Belo Horizonte e região metropolitana) ou 0800 276 7060 (demais localidades).

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.