Enem resultados – como e onde consultar

O Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio, uma prova realizada anualmente para medir a qualidade do ensino médio por todo o Brasil. Além disso, seu resultado também é utilizado para conseguir bolsas de estudo, como a do Prouni, ou vagas em universidades públicas pelo Sisu.

A próxima edição do Enem será realizada em janeiro de 2021 e aqui falamos como e onde consultar os resultados da prova, para saber de antemão se consegue utilizá-los para se candidatar a algum benefício social estudantil. Confira!

Enem 2020

O Enem 2020 teve sua data de início alterada de 22 de novembro para 17 de janeiro de 2021, por conta da pandemia do novo coronavírus. Isso para provas presenciais. Se optou por fazer a versão digital, ela terá início em 31 de janeiro de 2021.

Essa alteração nas datas de aplicação da prova modificou, também, o prazo para divulgação do resultado Enem, tanto que no cronograma oficial do exame não há data prevista para liberação. Mas, a expectativa é que ocorra ainda no primeiro semestre.

Como e onde consultar o resultado Enem

O resultado Enem deve ser consultado no boletim de desempenho individual, no qual são apresentadas todas as notas atingidas pelo candidato em cada uma das cinco provas aplicadas.

Esse boletim de desempenho individual era encaminhado pelos Correios em edições anteriores, mas agora pode ser consultado online na Página do Participante do Enem. Veja, a seguir, como realizar essa consulta:

  • Acesse o site oficial do Enem;
  • Clique em “Página do Participante”;
  • Selecione “Página do Participante – entrar com gov.br”;
  • Informe seu CPF e clique em “avançar”;
  • Digite sua senha de acesso e clique em “entrar”;
  • Selecione “boletim de desempenho individual”.

Se não se lembrar de sua senha de acesso no portal gov.br, é só clicar em “esqueci minha senha” para gerar uma nova e entrar na plataforma e seus serviços associados ao Enem.

Vale ressaltar que a consulta do boletim de desempenho individual só estará disponível a partir da data de divulgação do resultado do Enem, dia este que ainda não foi confirmado pelo órgão responsável pelo exame, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Como é o boletim de desempenho individual do Enem?

O Enem não possui lista de aprovados, como acontece com os tradicionais vestibulares, mas sim um boletim de desempenho individual que lista notas do candidato em todas as categorias / provas do exame, como apontadas a seguir:

  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Redação.

É importante especificar que o boletim de desempenho individual não indica quais questões o candidato errou ou acertou, apenas informa a nota obtida. Posteriormente o Inep divulga um espelho de correção da prova de redação feita pelo candidato também na Página do Participante.

Onde usar a nota do Enem?

Como dito anteriormente, a nota do Enem pode ser utilizada para participação em processos seletivos de benefícios sociais estudantis. Abaixo, indicamos em quais é possível usar sua nota do exame:

Prouni

O Prouni é o Programa Universidade para Todos, que disponibiliza bolsas de estudo para graduações em instituições de ensino superior da rede particular. É possível conseguir bolsas de 100% (integrais) e parciais de 50%.

O programa realiza duas seleções anualmente, uma nos dois semestres do ano, e para participar delas o candidato não pode ter curso superior, precisa ter realizado a edição mais recente do Enem e alcançado 450 pontos, no mínimo, de média de notas, além de não ter zerado a redação.

Bolsas próprias de universidades particulares

Universidades particulares possuem programas de bolsas de estudo próprios nos quais a nota do Enem pode ser utilizada. Verifique diretamente com a instituição de ensino de seu interesse se ela disponibiliza esse tipo de seleção.

Sisu

Trata-se do Sistema de Seleção Unificada, que é uma plataforma na qual instituições de ensino superior públicas disponibilizam vagas em seus cursos de formação profissional para candidatos do Enem.

Logo, quem fez o exame e atingiu uma boa nota pode utilizá-la para conquistar uma vaga numa universidade pública sem passar pelo vestibular, num processo seletivo paralelo.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação dedicado ao custeio de mensalidades em universidades particulares. O programa se caracteriza pela contratação de um financiamento com juros reduzidos, podendo chegar a zero.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário