ENEM digital: mitos e verdades sobre a prova online
Vai ser a primeira vez na história que a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio acontecerá em outro formato, o ENEM digital, feito no computador.
Aproximadamente, mais de 90 mil candidatos vão fazer a prova nesse novo modelo digital.
Justamente pelo fato de ter formato diferente, o ENEM digital 2020 tem deixado muita gente com dúvidas. Pensando nisso, preparamos um post para mostrar todos os mitos e verdades sobre esse assunto! Saiba mais a seguir.
Como vai funcionar e o que é o ENEM digital

Ao invés de cadernos de provas e cartão de respostas impressos, os candidatos inscritos no ENEM digital 2020, vão usar o computador para ler e responder às questões das provas.
Esse novo formato do exame nacional vai ter a mesma estrutura das provas físicas (impressas). Confira:
- As provas vão ser realizadas em dois domingos consecutivos;
- O exame vai ser constituído por quatro provas objetivas:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões)
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 questões)
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões)
- Matemática e suas Tecnologias (45 questões)
- Uma prova de redação.
Além disso, os estudantes que vão fazer a prova digital, devem se dirigir ao endereço indicado em seu cartão de confirmação para realizar o exame no computador que a instituição de ensino disponibilizar.
Dúvidas que circulam nas redes sociais sobre o ENEM digital
Como é uma novidade, o ENEM digital também fez com que muitos internautas expusessem suas dúvidas nas redes sociais. Acompanhe quais são elas:
Vai ser preciso usar caneta preta?
De acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), é obrigatório que o candidato leve consigo a caneta preta e, que ela seja de tubo transparente.
Embora a prova seja feita no modelo digital, o candidato deverá produzir sua redação no papel, e não digitando no computador. Ou seja, NÃO ESQUEÇA A CANETA PRETA.
Local da prova
Para surpresa de muitos, ainda que as provas do ENEM digital exijam o uso de um computador, os candidatos inscritos precisam ir ao local de prova que o INEP designou.
Dessa forma, ninguém vai fazer o exame nacional em casa. Pois, segundo Alexandre Lopes (presidente do INEP), mesmo que existam condições para a realização da prova remota, no presente, o instituto ainda não pensou nessa possibilidade.
Vá de máscara
Pelo motivo de a pandemia estar sendo combatida, é obrigatório o uso de máscara. De acordo com Camilo Mussi (presidente substituto do INEP), espera-se que cada sala tenha, em média, 25 candidatos.
Dessa forma, é de extrema importância usar a máscara para se proteger da infecção. Além dessa medida protetiva, outros protocolos contra o novo coronavírus precisam ser respeitados, como:
- Distanciamento entre as mesas;
- Álcool em gel disponível e visível a todos os candidatos;
- A sala precisa ter ventilação natural.
Logo, ao seguir essas normas, todos os estudantes inscritos vão poder fazer as provas sem haver maiores constrangimentos e acima de tudo, muito bem protegidos contra a covid-19.
Como vai funcionar o preenchimento do gabarito?
Agora, uma verdade: para que o candidato consiga responder às questões do ENEM digital, ele vai precisar apenas clicar na alternativa e em seguida salvar a resposta no computador. Não vai ser preciso preencher o gabarito manualmente.
Lugar para fazer os cálculos
Quem vai fazer as provas no modelo digital, vai receber uma folha de rascunhos para efetuar os cálculos.
Por esse motivo e também para fazer a prova de redação, é que o candidato precisa levar a caneta preta produzida em material transparente.
Vai ter computador para todos?
Sim, todos os inscritos no ENEM formato digital, vão ter acesso a um computador para realizar a prova.
No entanto, se alguma máquina apresentar problemas, o local de prova vai ter máquinas extras para substituir o computador defeituoso.
A respeito disso, é válido destacar que se for necessário transferir o candidato para outra sala (devido ao problema apresentado pela máquina) e esse procedimento levar mais do que 15 minutos, o concorrente vai ter de fazer a reaplicação do exame em fevereiro.
Igualdade para todos no ENEM digital
Como foi possível observar, em hipótese alguma, vai ser possível realizar a prova em casa.
Então, para promover a igualdade tanto para quem optou em fazer a prova impressa quanto àqueles que aderiram à versão digital, algumas medidas foram adotadas para impedir que o candidato cole.
Assim, todos os computadores não vão ter acesso à internet, não lerão CDs e não vai ser possível conectar dispositivos pelo cabo USB. Além disso, o concorrente não vai ter acesso a programas que editam textos, muito menos, calculadora.
Veja também: Como funciona o ENEM digital 2021?
Deixe seu comentário