Enem 2021 – Guia Completo com Todas as Informações

Um dos momentos mais esperados para os estudantes do ensino brasileiro é sem dúvidas o Enem, visto que por meio do Exame Nacional do Ensino Médio é possível não somente saber como anda a educação em nosso país, mas também, há uma abertura grande de possibilidades adentrar em demais universidades e instituições de ensino superior.

Veja abaixo informações completas sobre como funciona essa prova, quais são as questões que costumam cair, como fazer sua inscrição, data de previsão para o ano de 2021 e tudo aquilo que precisa saber para não se perder por entre demais eventos.

Continue acompanhando nosso site para receber demais notícias.

Enem 2021 – Guia Completo com Todas as Informações

Enem 2021 - Guia Completo com Todas as Informações

O MEC criou uma prova para conseguir avaliar a qualidade do ensino do Brasil, sendo assim, fundado o Enem. Seu principal intuito era verificar quais áreas ou matérias precisavam de melhorias no setor.

Depois que foi criado, ele começou a ser usado como um meio de entrar no Ensino Superior, dando assim a chance para que milhares de estudantes pudessem começar a fase de graduação em suas vidas.

O Enem era aplicado antigamente em um final de semana, acontecendo no sábado e também no domingo, porém, agora ele é feito em dois domingos diferentes. A prova é composta por 180 questões objetivos de múltipla escolha, contando com 5 alternativas e também uma redação de grande importância.

Quem pode participar do Enem?

O Enem já é conhecido em todo nosso país como uma das formas mais possíveis de conseguir entrar no ensino superior. Mas, é importante destacar que aqueles candidatos que não finalizaram o ensino médio no ano de aplicação da prova, não podem usar dessas notas para conseguir entrar nas Universidades, independente se são públicas ou privadas.

Os candidatos que fazem a prova antes de terem concluído o Ensino Médio, são classificados como “treineiros”, que estão participando da prova apenas para autoavaliação ou para treinar para o ano oficial.

Como se inscrever para o Enem 2021?

Para o estudante que quer fazer sua inscrição do Enem no ano de 2021, é importante saber como o procedimento é feito de uma forma simples e rápida. Veja abaixo como funciona esse processo em um passo a passo simplificado:

  1. Acesse o site oficial do Enem, que é: https://enem.inep.gov.br/;
  2. Agora, será necessário que você clique na opção “Inscrição”;
  3. Depois disso, preencha demais dados requisitados nos campos obrigatórios do formulário. Durante o processo, tenha atenção para colocar os dados corretos para não ter problemas posteriores;
  4. Coloque um endereço de e-mail que seja válido;
  5. Coloque todas suas informações e então depois conclua sua inscrição.

É preciso que o estudante fique atento a abertura das inscrições, que acontece apenas em determinado período determinado do ano, caso passe a data final, não terá a oportunidade de se inscrever posteriormente.

Cronograma do Enem 2021: Como Funciona?

Por ser uma prova de entrada de muitos estudantes e de grande importância para a educação brasileira, a sua divulgação é feita muito tempo antes de efetivamente acontecer. Uma das maneiras de conseguir ficar ligado e não perder nenhuma data importante, é acompanhar o cronograma do Enem, visto que o mesmo é divulgado no site oficial da prova, atualizado em caso de alteração.

O cronograma costuma ser divulgado logo no primeiro semestre do ano, seguido logo do período de pedido de isenção de taxa da prova, em conjunto com a justificativa da ausência da prova do ano anterior e também inscrição, junto com as solicitações com recursos especiais.

Depois disso, a data do exame é divulgada e depois, a data de divulgação dos resultados.

Outra boa dica para quem não quer se perder por entre uma grande quantidade de datas é de sempre estar atualizado nos principais portais de educação ou por meio das redes sociais, visto que por lá se recebe notícias em primeira mão e sempre acompanhando demais mudanças.

Taxa de inscrição do Enem

O Inep faz o cálculo de quanto será o valor da taxa de inscrição da prova, de modo a custear os gastos da produção da mesma, além da impressão e aplicação. O valor da taxa costuma variar em cada ano, sendo que e última prova aplicada tinha o preço de R$85,00.

Muitas famílias não possuem as devidas condições de pagarem pela inscrição, sendo assim, indicado entrar com o pedido de isenção, que é disponibilizado logo no começo da abertura das inscrições.

Acompanhe nosso site para receber notícias atualizadas sobre o assunto e relacionados.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário