Foto para o Enem 2020: prazo para envio do cadastro termina nesta quinta-feira

Os estudantes de todo o Brasil que efetuaram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem até as 23h59 desta quinta-feira (1/10/2020) para cadastrar ou alterar a foto solicitada no ato da inscrição do exame.

A fotografia poderá ser enviada por meio do perfil do candidato, disponível na página de inscrição do Enem, podendo ser acessado pelo site https://enem.inep.gov.br/participante/.

Como tirar a foto para o ENEM 2020/2021?

A foto, que em 2019 era opcional, passou a ser obrigatória para todos os participantes na edição de 2020. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão  responsável pela prova, o procedimento visa a identificação do candidato.

Foto ENEM 2020

A fotografia de identificação do estudante deverá seguir as recomendações estipuladas pelo Inep, você poderá conferir os requisitos a seguir:

  • mostrar o rosto inteiro do participante
  • ser atual
  • estar nítida (com boa iluminação e foco)
  • ser individual (só o candidato inscrito deve aparecer)
  • colorida (não serão aceitas fotos em preto e branco)
  • ter fundo branco
  • estar nos formatos JPEG ou PNG
  • ter tamanho máximo de 2 MB

Ainda segundo o Inep, o estudante não poderá tirar a foto utilizando óculos escuros ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). O órgão, juntamente do Ministério da Educação deixam claro que não revisam as fotografias, tornando o envio total responsabilidade do candidato, podendo o mesmo, ao não cumprir os requisitos, ser impedido de prestar o exame.

Como fazer o ENEM em 2020/2021?

A edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio está recheada de novidades. Além da obrigatoriedade da foto por parte do candidato visando a identificação, o exame terá versão on-line e teve seu cronograma alterado devido à pandemia do Covid-19.

As provas deste ano só serão aplicadas no começo de 2021. A data entre janeiro e fevereiro foi escolhida pelo governo federal após a realização de uma votação on-line com os estudantes. Na ocasião, os candidatos optaram por realizar o exame em maio, porém, para não atrasar o calendário letivo de 2021, foi determinado novas datas mais recentes.

Nesta edição, também entrará em prática uma nova versão da prova que dá acesso as universidades, um exame digital. Dos 5,8 milhões de inscritos no Enem 2020, 96 mil realizarão a prova digital. A intenção do Inep é tornar o Exame Nacional do Ensino Médio totalmente on-line até a edição de 2026.

Calendário das provas do Enem

Com o adiamento da prova por causa da pandemia, o novo cronograma de provas previsto poderá ser verificado a seguir:

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos;
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para os 96 mil inscritos que participarão da nova modalidade on-line;
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro, para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura;
  • Resultados: a partir de 29 de março, podendo ser acessado na Página do Candidato.

Pensando na prevenção da proliferação do vírus da Covid-19, o Inep, por meio do Edital nº 55 do Enem 2020, determinou como obrigatório o uso de máscara pelos participantes desde a entrada no local da prova até a saída do candidato da instituição. O não cumprimento da obrigatoriedade acarretará  desclassificação do candidato e impedimento de acesso ao local da prova.

Ruan Felipe
Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pós-graduando produção em cinema e mercado audiovisual. Editor e diagramador nas horas vagas.

Deixe seu comentário