Encceja 2021 – como será? Novidades

O Encceja é uma das principais provas realizadas anualmente pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Sua finalidade é conferir o conhecimento de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio.

Aqui, falamos mais sobre o Encceja e se há novidades sobre o exame para o 2021. Confira e saiba tudo sobre a prova!

encceja 2021 como será

O que é o Encceja?

Trata-se do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que tem como propósito avaliar o conhecimento de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio no tempo adequado.

A verificação desse conhecimento é feita por meio de provas que são elaboradas e aplicadas pelas secretarias do município e estado da educação todo ano.

Se o candidato que fez as provas alcançar uma determinada pontuação, ele receberá o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. Há, também, a possibilidade de obter uma declaração parcial de proficiência. Veja como ambos funcionam:

  1. Certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio: disponibilizado ao candidato que alcançar a nota mínima em todas as quatro provas aplicadas e na redação;
  2. Declaração parcial de proficiência: oferecida ao candidato que atingir a nota mínima em uma ou mais das quatro provas, porém não em todas. É importante mencionar que essa declaração não equivale ao certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Logo, o Encceja é uma alternativa para jovens e adultos que não finalizaram os estudos básicos e desejam conseguir o diploma de forma rápida, podendo iniciar a formação profissional superior em universidades.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, seja para jovens e adultos que morem no Brasil ou exterior. Além disso, pessoas privadas de liberdade também têm direito a realizar o Encceja, se tiverem interesse.

Requisitos para fazer o Encceja 2021

Os requisitos para realizar o Encceja 2021 são os mesmos de anos anteriores. Abaixo, apresentamos todos. Confira e saiba se seu perfil atende o que é solicitado:

  1. Ter idade mínima de 15 anos completos na data do exame, para quem busca certificação do ensino fundamental;
  2. Possuir 18 anos, no mínimo, completos na data de realização do exame, para aqueles que desejam a certificação no ensino médio;
  3. Ter CPF.

Encceja 2021: como será?

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Encceja 2020 que aconteceria em dezembro do mesmo ano foi transferido para abril de 2021, ainda sem data prevista.

Segundo o presidente do INEP, a edição de 2019 contou com três milhões de participantes e um número alto assim em plena pandemia ainda em andamento demanda mais cuidados.

Por isso, em 2021 as provas serão reduzidas, para agilizar o andamento da aplicação do Encceja. O exame voltará ao seu formato tradicional em 2022, se a pandemia estiver sob controle.

O edital e as datas do Encceja 2021 ainda não foram divulgados pelo INEP, mas o candidato interessado em participar das provas pode verificar a página oficial do exame no site do órgão para ficar por dentro de novidades.

encceja 2021 provas

Como fazer a inscrição Encceja?

A inscrição é feita gratuitamente e online no site oficial do Encceja. Veja, abaixo, um passo a passo de como se inscrever no exame:

  1. Acesse o site Encceja;
  2. Clique em “inscrição”;
  3. Informe sua data de nascimento e CPF;
  4. Clique em “enviar”;
  5. Preencha o formulário com seus dados pessoais;
  6. Informe se precisa de atendimento específico ou especializado, que é oferecido a deficientes físicos;
  7. Indique se deseja realizar a prova do ensino fundamental ou médio;
  8. Responda ao questionário socioeconômico;
  9. Informe dados de contato atualizados;
  10. Finalize a inscrição Encceja.

Salve e imprima o número de inscrição no Encceja, ele é seu comprovante de que foi realmente inscrito. Se preferir, durante o período de inscrição é possível alterar a localidade de realização do exame.

Como são as provas do Encceja?

São aplicadas quatro provas com 30 questões de múltipla escolha e todas devem ser respondidas em um único dia, durante os períodos da manhã e tarde. Além disso, o candidato deve fazer uma redação. No que se refere ao conteúdo cobrado, confira quais são:

Ensino fundamental

  1. Língua portuguesa e estrangeira moderna;
  2. Artes;
  3. Educação física;
  4. Redação;
  5. História;
  6. Geografia;
  7. Ciências naturais;
  8. Matemática.

Ensino médio

  • Língua portuguesa e estrangeira moderna;
  • Artes;
  • Educação física;
  • Redação;
  • História;
  • Geografia;
  • Filosofia;
  • Sociologia;
  • Biologia;
  • Física;
  • Química;
  • Matemática.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário