Encceja 2021 – como será? Novidades
O Encceja é uma das principais provas realizadas anualmente pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Sua finalidade é conferir o conhecimento de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio.
Aqui, falamos mais sobre o Encceja e se há novidades sobre o exame para o 2021. Confira e saiba tudo sobre a prova!

O que é o Encceja?
Trata-se do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que tem como propósito avaliar o conhecimento de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio no tempo adequado.
A verificação desse conhecimento é feita por meio de provas que são elaboradas e aplicadas pelas secretarias do município e estado da educação todo ano.
Se o candidato que fez as provas alcançar uma determinada pontuação, ele receberá o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. Há, também, a possibilidade de obter uma declaração parcial de proficiência. Veja como ambos funcionam:
- Certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio: disponibilizado ao candidato que alcançar a nota mínima em todas as quatro provas aplicadas e na redação;
- Declaração parcial de proficiência: oferecida ao candidato que atingir a nota mínima em uma ou mais das quatro provas, porém não em todas. É importante mencionar que essa declaração não equivale ao certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.
Logo, o Encceja é uma alternativa para jovens e adultos que não finalizaram os estudos básicos e desejam conseguir o diploma de forma rápida, podendo iniciar a formação profissional superior em universidades.
A participação no Encceja é voluntária e gratuita, seja para jovens e adultos que morem no Brasil ou exterior. Além disso, pessoas privadas de liberdade também têm direito a realizar o Encceja, se tiverem interesse.
Requisitos para fazer o Encceja 2021
Os requisitos para realizar o Encceja 2021 são os mesmos de anos anteriores. Abaixo, apresentamos todos. Confira e saiba se seu perfil atende o que é solicitado:
- Ter idade mínima de 15 anos completos na data do exame, para quem busca certificação do ensino fundamental;
- Possuir 18 anos, no mínimo, completos na data de realização do exame, para aqueles que desejam a certificação no ensino médio;
- Ter CPF.
Encceja 2021: como será?
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Encceja 2020 que aconteceria em dezembro do mesmo ano foi transferido para abril de 2021, ainda sem data prevista.
Segundo o presidente do INEP, a edição de 2019 contou com três milhões de participantes e um número alto assim em plena pandemia ainda em andamento demanda mais cuidados.
Por isso, em 2021 as provas serão reduzidas, para agilizar o andamento da aplicação do Encceja. O exame voltará ao seu formato tradicional em 2022, se a pandemia estiver sob controle.
O edital e as datas do Encceja 2021 ainda não foram divulgados pelo INEP, mas o candidato interessado em participar das provas pode verificar a página oficial do exame no site do órgão para ficar por dentro de novidades.

Como fazer a inscrição Encceja?
A inscrição é feita gratuitamente e online no site oficial do Encceja. Veja, abaixo, um passo a passo de como se inscrever no exame:
- Acesse o site Encceja;
- Clique em “inscrição”;
- Informe sua data de nascimento e CPF;
- Clique em “enviar”;
- Preencha o formulário com seus dados pessoais;
- Informe se precisa de atendimento específico ou especializado, que é oferecido a deficientes físicos;
- Indique se deseja realizar a prova do ensino fundamental ou médio;
- Responda ao questionário socioeconômico;
- Informe dados de contato atualizados;
- Finalize a inscrição Encceja.
Salve e imprima o número de inscrição no Encceja, ele é seu comprovante de que foi realmente inscrito. Se preferir, durante o período de inscrição é possível alterar a localidade de realização do exame.
Como são as provas do Encceja?
São aplicadas quatro provas com 30 questões de múltipla escolha e todas devem ser respondidas em um único dia, durante os períodos da manhã e tarde. Além disso, o candidato deve fazer uma redação. No que se refere ao conteúdo cobrado, confira quais são:
Ensino fundamental
- Língua portuguesa e estrangeira moderna;
- Artes;
- Educação física;
- Redação;
- História;
- Geografia;
- Ciências naturais;
- Matemática.
Ensino médio
- Língua portuguesa e estrangeira moderna;
- Artes;
- Educação física;
- Redação;
- História;
- Geografia;
- Filosofia;
- Sociologia;
- Biologia;
- Física;
- Química;
- Matemática.
Deixe seu comentário