Empréstimos com as melhores taxas de juros: o que você precisa fazer para conseguir crédito com as melhores taxas

O empréstimo ou financiamento é uma das formas de conseguir realizar um sonho, seja comprar um carro ou casa, realizar uma viagem, reformar seu lar, estruturar melhor sua empresa, entre outros.

Mas, quem recorre a esse tipo de solução tende a focar somente no valor da parcela a ser paga e não em formas de conseguir melhores taxas e formas de pagamento.

É justamente aí que está o problema: o empréstimo ou financiamento pode acabar saindo caro, comprometendo boa parte da renda de quem contrata e aumentando o risco de endividamento.

No entanto, saiba que há formas de evitar isso e conseguir crédito com as melhores taxas e formas de pagamento. Aqui, indicamos como isso é possível. Confira e coloque as dicas em prática!

empréstimo melhores taxas de juros

Taxas de juros em empréstimos

As taxas de juros de empréstimos e financiamentos têm como finalidade remunerar quem empresta o dinheiro ou financia um bem, garantindo-lhe um retorno financeiro.

Além das taxas de juros, também são cobradas outras, como impostos e risco de inadimplência, quando o contratante deixa de pagar as parcelas mensais.

É importante conhecer essas taxas e verificá-las no contrato de empréstimo ou financiamento, para poder negociá-las ou fechar com uma instituição financeira que oferece os menores valores.

Por isso, sempre que receber uma cotação de um banco ou empresa de crédito, verifique quais taxas estão sendo cobradas e qual o valor de cada uma antes de fechar o contrato.

Empréstimos: como conseguir as melhores taxas de juros

Existem dicas que podem ser colocadas em prática para conseguir as melhores taxas de juros em empréstimos e financiamentos. A seguir, listamos quais são. Confira:

Tenha um planejamento

Antes de partir para a cotação do empréstimo ou financiamento, faça um planejamento. Nele, estabeleça como pretende pagar a dívida contraída e um limite de comprometimento de seu orçamento.

Também é interessante estabelecer o melhor momento para a tomada de crédito, como um período em que possui menos contas para pagar, porque seu orçamento está mais folgado, ou quando conseguir juntar parte do dinheiro que precisa, diminuindo o valor contratado.

Esse detalhe é importante porque possibilita ter maior previsibilidade sobre suas despesas, minimizando o risco de inadimplência ou de passar apertos enquanto paga o empréstimo ou financiamento.

Faça cotações

A cotação em diferentes instituições financeiras ou empresas de crédito é fundamental, porque possibilita ter uma média de valores de taxas e escolher a que tem melhor preço final.

Verifique com todos os bancos em que possui conta quais são as condições de pagamento e taxas de juros para contratação de empréstimos e financiamentos.

De modo geral, as instituições financeiras costumam ter taxas especiais, aprovar crédito facilmente e mais rápido para seus clientes com bom histórico de pagamento.

Se for comprar um bem, procure saber se a própria empresa não oferece o financiamento (algo comum no financiamento de veículos, por exemplo), para conhecer os valores cobrados.

O interessante da cotação é que ela também mune o contratante com informações sobre taxas, podendo utilizar esses dados para negociar com as empresas. Solicite, pelo menos, três cotações.

Negocie

A negociação é um passo fundamental para conseguir melhores taxas de juros em empréstimos e financiamentos. Verifique a possibilidade de baixar os juros ou simplesmente eliminar alguma das taxas extras cobradas.

Pague em dia

Normalmente, as melhores taxas e condições de pagamento são oferecidas para quem não possui dívidas ou nome negativado, porque se entende que o risco de quem empresta o dinheiro é menor.

Portanto, quando contrair uma dívida, procure quitá-la dentro do prazo, para garantir que seu perfil seja positivado para contratações de empréstimos e financiamentos, garantindo-lhe melhores condições e taxas no futuro.

Busque uma empresa de captação de crédito

Para empréstimo de valor alto, considere buscar e contratar uma empresa de captação de crédito, que possui conhecimento de mercado e tem parceria com agentes financeiros.

Como são empresas e profissionais especializados, aumenta-se a possibilidade conseguir melhores taxas de juros e condições de pagamento, além de descomplicar o processo de contratação de empréstimo.

Leia o contrato antes de assiná-lo

Antes de assinar o contrato, leia-o atentamente, verificando se todas as taxas e condições de pagamento acordadas foram especificadas no documento. Dessa forma, reduz-se o risco de ter surpresas desagradáveis em relação aos valores cobrados.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário