Saiba como fazer um empréstimo consignado mesmo com restrição

Quem está com o nome sujo dificilmente consegue contratar um serviço de empréstimo. Porém, se este é o seu caso, saiba que há alternativas para conseguir crédito consignado mesmo com restrição.

As modalidades de crédito para negativado são voltadas principalmente para aposentados, pensionistas, servidores públicos ou pessoas com trabalhos fixos, registrados na CLT. 

Porém, é preciso seguir algumas regras e requisitos impostos pelos bancos para garantia de recebimento e comprometimento do solicitante. Veja abaixo como todo esse processo funciona. 

Emprestimo consignado
Saiba como fazer um empréstimo consignado com restrição

O que é um empréstimo consignado? 

Primeiramente, é preciso entender o que é empréstimo consignado. Essa modalidade de crédito é concedida de forma atrelada a uma garantia para o banco fornecedor. 

Ou seja, ele é liberado apenas para pessoas que possam comprovar, de forma efetiva, que irão realizar o pagamento.  

Essa comprovação é feita por meio das fontes de pagamento. No caso de aposentados e pensionistas, o pagamento feito pelo INSS é uma garantia, já que o valor do empréstimo é retido na fonte. Estas condições podem ser consultadas no app Meu INSS. 

O mesmo procedimento serve para funcionários públicos e privados que possam comprovar o recebimento do salário para que o valor do empréstimo também seja retido diretamente na fonte. 

Como fazer um empréstimo consignado com restrição?

O procedimento do empréstimo consignado mesmo com restrição é simples. Devido ao seu formado, citado no item acima, o processo não tem burocracia e pode ser realizado até mesmo online. 

Os documentos necessários são:

  • RG ou CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;

Todos os documentos devem estar atualizados e no nome do interessado.

Como comprovantes de renda, são aceitos: contracheque, holerite, saldo ou extrato do benefício INSS e servidores Públicos Federais podem emitir o contracheque pelo SIGEPE.

A análise de crédito geralmente é rápida e o dinheiro é liberado na conta de 2-3 dias úteis, em média.

Quais as vantagens de um empréstimo consignado?

Além de ser um alívio para quem está precisando de um dinheiro rápido, o crédito consignado mesmo negativado também oferece retorno positivo para as instituições financeiras.

Como as parcelas são descontadas do contracheque ou benefício, essa operação tem risco menor para os bancos. Em outras palavras, o risco de não receber o valor emprestado é bem menor. 

Porém, devido a isso, a aprovação de crédito está sujeito à disponibilidade de margem consignável. Dada como o limite que pode ser comprometido com as parcelas, quando há margem livre é possível ter um novo empréstimo.

Outra vantagem é que a taxa de juros é menor. Quanto maior o risco de um empréstimo, maiores os juros. Portanto, no empréstimo consignado, as taxas são mais baratas porque estão diretamente associadas a renda do tomador do crédito.

Dessa forma, antes de receber o salário ou benefício, o titular do empréstimo já quita a parcela mensal junto ao banco.

Esse processo ocorre através da averbação do contrato. Essa autorização é realizada pelo órgão ou instituição responsável pela emissão do pagamento. Então, na data firmada em contrato, o valor é consignado e repassado ao banco automaticamente.

Outra vantagem é que o empréstimo consignado mesmo com restrições pode ser usado justamente para limpar o nome. 

Ao trocar as dívidas mais caras, ou seja, aquelas que tem juros mais altos, por um empréstimo como este, é possível economizar dinheiro e ter mais tranquilidade para realizar os pagamentos, além de ter novamente crédito disponível e a retomada do score de crédito. 

Porém, assim como todas as operações financeiras, é necessário ter planejamento e organização para que este empréstimo também não vire um vilão da sua vida financeira.

Amanda Lino
Jornalista com mais de 7 anos de experiência em redações de rádio, TV e internet. Além de colaboradora da Webgo Content, Amanda também é host do podcast Me Empresta Seus Óculos, que trata sobre cotidiano.

Deixe seu comentário