Empregador Web – O que é

Empregadores normalmente enfrentam diversos processos burocráticos ao contratar e demitir funcionários. Pensando em facilitar o processo de desligamento, o Ministério do Trabalho criou o Empregador Web.

Mas, afinal, o que é o Empregador Web? A seguir, explicamos do que se trata, para que serve e como utilizá-lo. Confira e saiba como ele pode lhe ajudar em rotinas trabalhistas.

O que é o Empregador Web?

Trata-se de uma plataforma criada pelo Ministério do Trabalho para que o empregador consiga enviar pela internet o requerimento de Seguro Desemprego de funcionários desligados da empresa.

O Empregador Web é uma alternativa prática e que reduz expressivamente a possibilidade de erro, uma vez que o preenchimento não é manual, agilizando e otimizando todo o processo.

O Empregado Web é seguro?

Uma das principais dúvidas dos empregadores é se a plataforma é segura, para minimizar o risco de captação de dados por terceiros. A resposta é positiva: sim, o Empregador Web é seguro, tanto que para utilizar a ferramenta é preciso ter um certificado digital.

O certificado assegura a proteção das informações da empresa e ex-funcionários, minimizando o risco de fraude. Por isso, ao utilizar a ferramenta tenha um certificado digital ativo.

Quais as vantagens do Empregador Web?

O Empregador Web oferece vantagens especiais para a empresa e também ao funcionário desligado. Abaixo, listamos as mais expressivas:

  • Envio de informações por meio de arquivos migrados da folha de pagamento;
  • Otimização no preenchimento de formulários, sem realizar esse procedimento de modo manual;
  • Maior segurança durante o envio de informações, já que o uso da plataforma exige a existência de um certificado digital;
  • Eliminação do uso e acúmulo de papel, pois todo o processo é informatizado;
  • Agilidade na prestação de informações, o que possibilita que o ex-funcionário consiga solicitar o Seguro Desemprego num prazo menor.

Como fazer o cadastro no Empregador Web

Para acessar o Empregador Web é preciso cadastrar a empresa na plataforma, procedimento simples e rápido de ser realizado, como indicado neste passo a passo:

  • Acesse o site oficial do Empregador Web (clique aqui);
  • Em “acesso direto”, clique em “cadastrar gestor”;
  • Preencha o formulário de cadastro;
  • Selecione “não sou um robô”, para validar seu acesso;
  • Clique em “cadastrar”.

É importante citar que esse é um procedimento que deve ser feito pelo responsável legal da empresa, para assegurar a confiabilidade das informações de acesso ao Empregador Web.

Como obter um certificado digital

Além do cadastro, o acesso ao Empregador Web exige outro detalhe: ter um certificado digital, que deve ser ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas). A seguir, explicamos como obter um:

  • Acesse a lista de AC (Autoridades Certificadoras) do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) e selecione a autoridade certificadora de seu interesse;
  • Solicite o certificado para a AC;
  • Agende uma data e horário de comparecimento em uma AR (Autoridade de Registro) para validação de informações e recolhimento de dados biométricos (digitais e foto).

Vale citar que cada AC tem autonomia para escolher o valor do certificado digital, bem como formas de pagamento. Por isso, é interessante verificar preços e condições em mais de uma, para garantir que fará o melhor negócio possível.

Como usar o Empregador Web

Já possui cadastro e certificado digital? Então, agora dá para acessar e usar o Empregador Web, aproveitando todos os seus recursos. Veja, abaixo, um passo a passo para isso:

  • Acesse o site oficial do Empregador Web (clique aqui);
  • Em “opções de acesso”, clique em “com certificado digital”;
  • Informe usuário e senha de acesso, que são registrados no cadastro inicial;
  • Clique em “enviar”.

Caso se esqueça de sua senha de acesso, é possível cadastrar outra. Neste caso, deve-se clicar em “solicitar nova senha” na página inicial do Empregador Web, no menu “acesso direto”.

Outro ponto interessante a ser ressaltado é que existe uma opção de acesso sem certificado digital no site. No entanto, ela possui funcionalidades limitadas, o que pode não ser uma boa alternativa para empresas que buscam uma ferramenta completa para lidar com obrigações trabalhistas.

O uso da ferramenta em si é simplificado, só é preciso se atentar às informações fornecidas, para evitar erros de cadastro. No menu superior, o usuário consegue realizar requerimentos, cadastrar dados de funcionários, importar arquivos, entre outros, basta acessar as funcionalidades e seguir as recomendadas dadas na página.

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