e-Título – Veja como Funciona o Aplicativo do Título de Eleitor

Já pensou usar o seu smartphone para votar nas próximas eleições, sem precisar levar seu título de eleitor em papel? Acredite, isso é possível! O e-Título é o aplicativo do título de eleitor, em que você pode utilizá-lo para conferir a sua zona eleitoral, a sua seção e o endereço do seu local de votação. E não para por aí! Você pode fazer muito mais com esse aplicativo. Veja como funciona o e-Título:

O que é o e-Título

É um aplicativo disponível para Android e iOS que permite ao eleitor utilizá-lo como uma versão digital do seu título de eleitor original. Ele traz as informações básicas sobre os seus dados:

  • Zona e seção;
  • Local de votação — com endereço;
  • Informações sobre quitação eleitoral;
  • Dados sobre o cadastramento biométrico.

 

Em algumas cidades, o cadastramento biométrico é obrigatório. Ao fazê-lo, o eleitor saí do cartório eleitoral com um novo título de eleitor – o documento ainda segue o mesmo padrão. Porém, na hora do cadastramento biométrico é tirada uma foto e é ela que estará no seu e-Título.

Posso votar usando o e-Título?

Sim, você poderá utilizar o e-Título para votar na próxima eleição. A iniciativa do aplicativo partiu do TRE-AC (Tribunal Regional Eleitoral do Acre), e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) acabou adotando e distribuindo a ideia para todo o país.

Da maneira tradicional, você deverá levar o seu título de eleitor e um documento com foto (RG ou carteira de motorista), ou ainda, será possível voltar usando apenas o RG. Com o aplicativo e-Título, você não precisará de mais nada.titulo eleitoral para votar

O App possui as mesmas informações que os documentos impressos e ainda mostra se o eleitor está quite com a justiça eleitoral. Além disso, há um QR Code que será utilizado para validar os dados da justiça eleitoral em sua zona eleitoral.

Nas eleições 2018, além dessa tecnologia, há outra! Algumas seções eleitorais vão contar com urnas eletrônicas que podem imprimir o seu voto. O eleitor poderá confirmar o seu voto no comprovante impresso. Porém, esse comprovante não poderá ser levado para casa. Ele será depositado em uma urna lacrada, a qual o eleitor não terá contato manual com o papel. Isso servirá para deixar o processo das eleições ainda mais transparente.

Como baixar o aplicativo e-Título

O download do App é gratuito. Você apenas precisará ter um smartphone Android 4.1 ou iOS. Acesse a loja do seu celular (Play Store ou Apple Store) e digite na busca “e-Título”. Encontre o aplicativo oficial e clique para fazer o download e, em seguida, a instalação.

Com o aplicativo já instalado em seu aparelho, basta abri-lo e inserir os seguintes dados pessoais:

  • Número do título eleitoral;
  • Data de nascimento;
  • Nome completo;
  • Nome do pai (ou marcar a opção “não consta”);
  • Nome da mãe (ou marcar a opção “não consta”).

Confira se os dados estão corretos e clique em “acessar”. O seu título de eleitor digital irá aparecer em sua tela, incluindo as informações sobre o local de votação e o QR Code para validação.

O e-Título vale a pena?

A proposta é facilitar a vida do eleitor utilizando a tecnologia. Dessa forma, ele não precisará andar com o título de eleitor no bolso. Além disso, a Justiça Eleitoral acaba economizando milhares de reais gastos em emissão de segunda via do título — entre papel e suprimentos para impressora.

Caso você tenha perdido o seu título de eleitor, não há necessidade de ir até o cartório eleitoral para retirar a segunda via. Basta acessar o site do TSE, clicar em “Local de Votação” e digitar os dados solicitados: nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Em seguida, você terá acesso ao número do seu título de eleitor e o endereço do seu domicílio eleitoral. Baixe o App em seu smartphone e digite as informações, para ter acesso à versão digital do seu título de eleitor.

Lembre-se: todo cidadão brasileiro deve exercer o seu voto em todas as eleições. Caso você não tenha o aplicativo e-Título instalado em seu aparelho no dia da eleição, pode votar da forma tradicional – levando consigo o seu título e um documento com foto. Vale frisar que, atualmente, só é possível votar apresentando um documento com foto.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.