Detran SP disponibiliza o acesso a 64 serviços pelo app: entenda!

O Detran é conhecido por ser o Departamento de Trânsito de cada estado, do qual, é o órgão responsável por fiscalizar ruas, estradas, rodovias, veículos e também a documentação dos veículos, além da emissão da Carteira Nacional de Habilitação.

O Detran do estado de São Paulo possui um aplicativo específico para os moradores do estado, facilitando todo o processo para acessar determinadas ferramentas, serviços e muito mais.

Você sabia que mais de 60 serviços foram liberados pelo aplicativo? Veja aqui quais são eles, como utilizar e demais possibilidades. Fique por dentro.

Detran SP: quais são os serviços disponibilizados?

Detran SP: quais são os serviços disponibilizados?

O Detran de São Paulo ampliou seus serviços digitais em 48%, indo de 43 para 64 possibilidades, como é o caso da segunda via da CNH. Fora realizados 1.924.836 serviços somente nesse ano, um percentual de 177% maior do que o ano anterior.

Todos os serviços existentes do Detran SP foram colocados no Poupatempo, melhorando os serviços digitais oferecidos, além de dar mais economia ao Governo do Estado.

o órgão estadual do trânsito reduziu em até 45% a despesa média mensal, indo de 10,8 milhões de reais, para 5,9 milhões de reais no mês de setembro deste ano.

O objetivo desta digitalização de serviços é gerar à população mais tecnologia, soluções inovadoras e que gerem mais autonomia.

Alguns dos serviços básicos que estão disponíveis no app são:

  • Renovação simplificada da CNH;
  • Segunda via da CNH;
  • Licenciamento;
  • Transferência;
  • Registro;
  • Liberação de veículos;
  • Consulta de multas;
  • Pontuação na habilitação;
  • Indicação do condutor;
  • Mudança de categoria ou adição na CNH.

Além de muitos outros.

Caso tenha demais dúvidas, é possível responder às mesmas por meio dos serviços digitais dos quais o órgão disponibiliza, mais especificamente no canal de atendimento “Fale com o Detran”, que poderá ser acessado facilmente pelo aplicativo ou pelo portal. Vale lembrar que o aplicativo é gratuito e pode ser utilizado em plataformas como Android e também iOS.

Atendimentos físicos: mutirões

Seguindo medidas colocadas pelo Plano São Paulo, os serviços de forma presencial voltaram a acontecer no mês de agosto, de forma gradual. Para atender essa demanda que estava acumulada, o Detran SP já criou três mutirões, sempre respeitando demais orientações de saúde e distanciamento, atendendo assim cerca de 2.200 pessoas.

Como baixar app do Detran SP? Veja aqui!

É morador do estado de São Paulo e ainda não possui o aplicativo do Detran SP instalado em seu smartphone? Veja abaixo um guia completo para executar essa ação e fique por dentro.

  1. Primeiro, acesse sua Play Store ou Apple Store, procure então pela opção “Detran SP”;
  2. Baixe aquele que possui a imagem conforme ilustrada abaixo, então, clique na opção “Instalar”;
    Como baixar app do Detran SP? Veja aqui!
  3. Agora, na próxima página será necessário preencher com seus dados pessoais, como é o caso do seu CPF ou número da CNH.

Pronto, agora você já terá acesso facilmente a demais possibilidades relacionadas ao trânsito sem nem ter que sair de casa.

Impostos que devem ser pagos anualmente no Detran SP

Se você acabou de se tornar motorista no estado de São Paulo e está pensando na possibilidade de comprar um veículo, é importante que saiba quais são todos os impostos envolvidos no mesmo, visto que isso vai muito além de apenas quitar o valor das parcelas.

  • IPVA: primeiramente, será necessário pagar o imposto considerado mais caro de todos, o Imposto Predial Sobre Veículos Automotores. Ele é uma alíquota baseada em cima do valor de venda do carro, podendo ser parcelado geralmente em três vezes ou pago em apenas uma parcela, com desconto que pode valer a pena;
  • Licenciamento: outro imposto que deve ser pago de forma anual, o licenciamento é o documento que dá a legalização do seu veículo, atestando que este pode circular de forma legal nas ruas não somente de São Paulo, mas também de demais estados;
  • DPVAT: o seguro obrigatório, com o DPVAT o motorista estará protegendo não a si mesmo, mas também possíveis envolvidos em acidentes de trânsito, garantindo assim uma indenização em casos graves ou até mesmo de débito.

Além disso, é preciso ficar de olho em caso de multas ou de esquecer de fazer o pagamento de algum deles, dessa forma, será gerado um acúmulo de juros e taxas, que deve ser paga o quanto antes.

Fique de olho em nosso site para receber demais atualizações sobre o assunto e Detran no geral.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário