Detran RS → consulta, multas, IPVA, DPVAT, licenciamento, simulado

O Detran RS é o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul. O Detran RS é o órgão dedicado à formação de condutores, emissão de documentos de veículos e motoristas, além de atuar na fiscalização do trânsito, garantindo o cumprimento de leis.

Para realizar essas funções, o Detran RS presta diversos serviços à população, sendo que boa parte deles pode ser feita online, onde você estiver. Aqui, indicamos como efetuar esses serviços. Confira!

Consulta Detran RS

detran rs consulta

A consulta Detran RS é um serviço destinado à verificação de informações sobre o veículo, como dados cadastrais, multas, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) e restrições.

Abaixo, apresentamos um passo a passo para realizar a consulta:

1- Acesse o serviço de consulta do veículo Detran RS;

2- Informe a placa do veículo e o código Renavam;

3- Clique em “consultar”.

Está em dúvida sobre o que é o Renavam? Trata-se do Registro Nacional de Veículos Automotores, que é um código exclusivo ao qual são atreladas informações do veículo, funcionando como uma espécie de RG do automóvel.

O Renavam é mencionado no CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, que é um documento de porte obrigatório para todos os motoristas.

Multa Detran RS

O proprietário do veículo tem à sua disposição o serviço de consulta de infrações, que permite verificar se multas foram aplicadas e se há alguma em aberto.

Veja um passo a passo para realizar a consulta de multas Detran RS:

1- Acesse o serviço de consulta de infrações do veículo;

2- Informe a placa do veículo e código Renavam;

3- Clique em “consultar”.

Caso tenha interesse em verificar a pontuação da CNH, isso também é possível. A seguir, confira como fazer isso:

1- Acesse o serviço de consulta de pontuação;

2- Informe o número de sua identidade, CNH, nome completo e data de nascimento;

3- Marque a caixa de recaptcha;

4- Clique em “consulta”.

IPVA Detran RS

O status e valor do IPVA pode ser verificado no serviço de consulta do veículo, no site do Detran RS. O pagamento do imposto deve ser feito no prazo, conforme o calendário IPVA publicado no site do órgão.

É importante mencionar que o pagamento é feito sem guia de arrecadação (boleto) em um dos bancos conveniados (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi e lotéricas), basta informar a placa e Renavam do veículo.

Caso o IPVA já tenha vencido e foi inscrito na dívida ativa, o pagamento só poderá ser realizado com guia de arrecadação, que é emitida no site da Sefaz RS (Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul).

DPVAT Detran RS

detran rs

O seguro DPVAT é uma taxa anual arrecadada pela Seguradora Líder para indenizar vítimas de acidentes de trânsito ou cobrir gastos médicos decorrentes dessa ocorrência.

No site da seguradora, o proprietário do veículo consegue realizar dois serviços:

Consulta de pagamentos

1- Acesse o serviço de consulta de pagamentos DPVAT;

2- Informe se deseja realizar a consulta por placa, Renavam ou chassi;

3- Selecione os anos de consulta;

4- Marque a caixa de recaptcha;

5- Clique em “pesquisar”.

Emissão de guia de pagamento

1- Acesse o serviço de emissão de guia de pagamento DPVAT;

2- Preencha o formulário;

3- Clique em “continuar” para obter o boleto.

Licenciamento Detran RS

O licenciamento anual deve ser efetuado por todo proprietário de veículo automotor, para regularizar a situação do bem e renovar o CRLV. O procedimento é realizado nos prazos indicados no calendário de licenciamento liberado pelo Detran RS.

Basta pagar a taxa de licenciamento em um dos bancos conveniados (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi e lotéricas). Se não houver impedimentos ao licenciamento, o CRLV digital é liberado.

E quais seriam os impedimentos para o licenciamento? São dívidas em aberto, como as de multas, IPVA, DPVAT e taxa de licenciamento de anos anteriores. Tais débitos devem ser quitados para conseguir realizar o procedimento.

Simulado Detran RS

A emissão da CNH demanda ser aprovado em prova teórica aplicada pelo Detran. Quem está nesse processo de obtenção do documento conta com um serviço especial, o simulado online, que pode ser acessado da seguinte forma:

1- Acesse o simulado Detran RS;

2- Escolha a prova simulada que deseja realizar;

3- Marque a caixa de recaptcha;

4- Clique em “continuar”.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário