Declaração MEI 2022 – É anual? Como fazer? Passo a Passo

Aqueles trabalhadores que estão condicionados dentro do regime de MEI, devem executar anualmente a declaração de seus pagamentos, como uma espécie de Imposto de Renda, conseguindo assim, estarem legalizados perante ao governo.

Veja aqui como fazer esse procedimento de maneira fácil, quais são os documentos que serão exigidos, veja o passo a passo e não se perca por entre os trâmites existentes.

Declaração MEI 2022: Como efetuar?

Declaração MEI 2022: Como efetuar?

Veja abaixo como efetuar a sua declaração do MEI rapidamente e confira como é muito mais simples do que se imagina:

  1. Acesse o seguinte site: http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/aplicacoes/atspo/dasnsimei.app/default.aspx;
  2. Na página que irá aparecer, você deve preencher a lacuna em branco com o seu número de CNPJ;
  3. Depois disso, você deve inserir qual é o valor anual de todas as receitas recebidas.

Caso você seja somente prestador de serviços, essa receita do “Comércio e indústria”, continua zerada.

É preciso informar, no próximo campo, tudo o que foi recebido como prestador de serviço, sendo assim, eles serão somados com os demais valores no final de sua declaração.

Caso tenha tido um funcionário que foi registrado em sua conta MEI, é preciso informar nessa etapa. Depois disso, basta clicar em “Fazer declaração”.

Dentro de poucos segundos, você verá que o processo que você executou terá o status de “Entregue”. Pronto, agora sua declaração foi enviada e assim, você receberá o comprovante da mesma via e-mail

Como funciona a declaração da DAS/MEI?

A DASN Simei, que é conhecida como a sigla para Declaração Anual do Simples Nacional do MEI, que deve ser realizada anualmente por todos os microempreendedores individuais.

É preciso que esse procedimento seja feito dentro da data estipulada, sendo geralmente até o final de maio, por isso, é importante que você fique de olho em qual é a data atualizada para o ano de 2022.

Quem precisa fazer essa declaração anual?

Caso você tenha aberto um CNPJ até o mês de dezembro de 2021, é preciso enviar sua Declaração Anual em 2022, independente de quanto tenha sido o valor faturado, sendo assim um fechamento do ano para a empresa em questão.

É importante ficar atento no limite de faturamento do MEI atualmente, que é de R$81 mil, sendo assim, esse valor deve ser o total referente aos ganhos de todos os meses em que a empresa está aberta.

Como fazer a declaração do MEI atrasada?

Caso você tenha esquecido de fazer qualquer uma das declarações dos anos anteriores, é preciso que faça o quanto antes se lembrar.

Mas, como você fará com esse documento em atraso, será preciso fazer o pagamento de uma multa para o governo por meio da DARF, que tem o valor mínimo de R$50.

Por isso, é indicado que você faça o pagamento de sua multa em até 30 dias depois de enviar sua declaração, porque assim, você possui o desconto de 50% diante do valor da multa.

Como fazer a correção da declaração MEI?

Se você precisa efetuar a correção da sua declaração anual do MEI que foi recém realizada ou que ainda está dentro do prazo, basta apenas acessar o aplicativo do MEI fácil e assim, clicar na declaração que deseja fazer a correção, atualizando todas as informações que são necessárias.

Mas, se você enviou alguma declaração errada dentro dos últimos anos, é indicado fazer uma declaração retificadora.

É importante saber que em hipótese nenhuma, você deve deixar de enviar sua declaração anual do MEI, visto que isso pode causar vários problemas para sua empresa, como não conseguir emitir o boleto da DAS dentro do sistema do governo.

Não tive nenhum faturamento anual: preciso declarar?

Sim, mesmo que não tenha sido faturado nenhum real, é preciso fazer o envio desse faturamento anual, ficando assim, em legalidade com o governo.

Não paguei minha multa de DARF no vencimento: como atualizo o boleto?

Para recalcular o seu valor de DARF que está vencido, é preciso primeiro fazer a impressão do documento e então, levar até o posto mais próximo da Receita Federal para que os valores sejam atualizados.

Esse DARF será gerado logo no momento em que Declaração Anual for entregue.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário