Quando o débito automático é vantajoso? Veja se vale a pena e os cuidados com o Débito Automático

O débito automático é uma opção disponibilizada pelos bancos para agilizar os pagamentos dos clientes. Quem é correntista pode se beneficiar desta forma de pagamento, pois consegue manter as contas e o planejamento financeiro em dia.

Mas será que o débito automático vale a pena? Quais os cuidados necessários a serem tomadas para quem utilizar esta forma de pagamento? Para responder estas e outras questões, reunimos informações importantes para tirar todas as suas dúvidas.

Para que serve o débito automático?

O débito automático, como já dissemos acima, é uma opção disponibilizada pelos bancos e instituições financeiras para que os correntistas possam pagar de forma prática algumas contas, como, por exemplo: água, energia elétrica, cursos, escola, faculdade, academia, parcelas de automóvel, etc.

A facilidade da função é que o cliente não precisará gerar boletos de cada uma dessas contas para poder pagá-las, pois todos os valores serão debitados automaticamente da conta do correntista. 

Se você deseja ativar a função débito automático, é preciso entrar em contato com o seu banco e informar a conta corrente que deseja automatizar o débito. Mas também é possível fazer esse procedimento pelo internet banking ou aplicativo, dependendo das funcionalidades das plataformas do seu banco.

A automatização de débito é muito prática, pois, quando vencer a sua fatura, o valor vai ser debitado automaticamente do saldo da sua conta bancária. Então, você não precisa se preocupar com recebimento ou impressão de faturas, ou com ir até um estabelecimento para quitar suas dívidas. 

débito automático

Cancelar débito automático

Muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre o cancelamento do débito automático. Se você já possui a função e deseja cancelá-la, basta entrar em contato com o seu banco, seja pessoalmente, por telefone ou internet banking, e realizar a solicitação.

Se existir alguma conta faturada durante o período de cancelamento, ela será debitada pela última vez antes que o serviço seja encerrado. Após o cancelamento, a função não será mais exercida no aplicativo do seu banco, e você deverá realizar o pagamento dos boletos, seja pelo app ou indo até uma agência ou casa lotérica. 

Débito automático vale a pena?

O débito automático é utilizado por correntistas dos mais diversos perfis, justamente por fornecer praticidade aos usuários. Existem muitas vantagens ao automatizar o débito, por exemplo:

  • O usuário não corre o risco de esquecer ou atrasar pagamentos, pois o aplicativo está programado para pagá-las em dia;
  • Evita multas, taxas e gastos desnecessários;
  • É uma função totalmente gratuita, oferecidas pela maioria dos bancos;
  • Economiza tempo e planejamento do correntista.

Mas, como em tudo que envolve dinheiro, é preciso tomar alguns cuidados ao utilizar o débito automatizado. Confira os principais pontos a serem analisados antes de ativar a função no seu cartão:

  • Checar se há saldo suficiente para efetuar o pagamento de lançamentos futuros;
  • Acompanhar se o pagamento está de fato sendo realizado;
  • Evitar colocar contas com valores que oscilam muito nesta função de pagamento.

Tomando os cuidados necessários, o débito automatizado pode se tornar um grande aliado no seu planejamento financeiro. Mas fique de olho para não gastar mais do que pode, pois se não houver saldo em conta, os boletos vão atrasar e você corre o risco de ficar com o nome sujo.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS.

Deixe seu comentário