Quais são os cursos oferecidos pelo Pronatec?

O Pronatec é destinado a facilitar o acesso a cursos de formação profissional, possibilitando ao cidadão melhores oportunidades de emprego assim que conclui os estudos.

Uma das principais dúvidas envolvendo o Pronatec é quais são os cursos disponibilizados pelo programa estudantil. Aqui, apresentamos os mais concorridos e demais informações relevantes sobre o Pronatec. Confira!

pronatec bolsas de estudo

O que é o Pronatec?

Trata-se do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado pelo governo federal para democratizar o acesso à formação técnica e profissionalizante.

São oferecidas bolsas de estudos em cursos presenciais e à distância em instituições de ensino como Senai, Senac, Senat e Senar, entre outras escolas da rede particular.

Inclusive, há universidades particulares que também disponibilizam cursos técnicos em seu portfólio. Algumas das que foram liberadas pelo Ministério da Educação são a Anhanguera, Universidade Cidade de São Paulo e Cruzeiro do Sul.

Ao todo, são mais de 600 opções de cursos, todos gratuitos e disponibilizados em todo o território nacional. Para conseguir uma bolsa, o participante deve se inscrever no programa e aguardar a análise para saber se foi ou não aprovado.

Quem tem direito ao Pronatec?

O Pronatec é um programa destinado a perfis específicos de candidatos, como os que são listados a seguir:

  1. Pessoa de baixa renda;
  2. Desempregado;
  3. Estudante de escola pública;
  4. Bolsista integral em escola particular;
  5. Beneficiário de programa de transferência de renda, por exemplo, o Bolsa Família;
  6. Integrante de grupo minoritário, como pessoa com deficiência, indígena e quilombola.

Tipos de cursos Pronatec

Os cursos ofertados pelo Pronatec são divididos em dois principais tipos. A seguir, apresentamos essas modalidades e falamos como funcionam:

Educação profissional técnica de nível médio

Alternativa destinada para os alunos que estejam no ensino médio ou concluíram esse curso. Neste caso, disponibiliza formações com carga horária que varia de 800 a 1200 horas, com duração de um a três anos.

FIC ou qualificação profissional

Trata-se do tipo destinado à Formação Inicial e Continuada. Possui carga de 160 a 400 horas, bem como duração de três a seis meses. Normalmente, o FIC é oferecido a pessoas já formadas no ensino médio, embora não haja restrição.

pronatec inscrição

Cursos Pronatec

O Pronatec disponibiliza mais de 600 cursos em diferentes áreas, como Administração, Segurança, Saúde, Turismo, Gestão de Negócios, Desenvolvimento Educacional e Social, Informática, Comunicação, entre outros, todos técnicos.

A seguir, apresentamos os principais e mais concorridos cursos técnicos com bolsas de estudo no programa educacional:

  1. Informática;
  2. Segurança do trabalho;
  3. Administração;
  4. Enfermagem;
  5. Agente comunitário de saúde;
  6. Guia de turismo;
  7. Programação;
  8. Mecânica;
  9. Químico;
  10. Produção;
  11. Elétrica;
  12. Eletrotécnica;
  13. Qualidade;
  14. Radiologia;
  15. Próteses dentárias;
  16. Manutenção;
  17. Industrial;
  18. Infraestrutura;
  19. Edificações;
  20. Processos.

Vale lembrar que esses são somente alguns cursos. É possível verificar a lista completa no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, que é disponibilizado no site oficial do Pronatec.

Caso tenha interesse em verificar todos os cursos da categoria FIC, conheça-os no Guia Pronatec de Cursos FIC, que também pode ser acessado no site do programa de bolsas de estudo.

Como se inscrever no Pronatec

Interessado em uma das bolsas de estudo do Pronatec? Para tentar uma é preciso fazer uma inscrição no programa. Curiosamente, as inscrições Pronatec não ocorrem em um período único como acontece com outros programas de educação, como o Prouni.

O motivo disso é simples: a organização do Pronatec dá liberdade à instituição de ensino para que estabeleça como será seu processo seletivo e distribuição vagas / bolsas de estudo. Logo, cada uma adota os critérios que quiser, o que envolve as datas de inscrição.

Então, como saber quando se inscrever no programa? Há duas formas, sendo que uma delas é verificar o site oficial Pronatec. Quando há novidades sobre a abertura de processos seletivos sempre há menção sobre isso na página.

A segunda forma é consultar o site da instituição de ensino em que deseja estudar. Instituições como o Senac e Senai, por exemplo, realizam pelo menos dois processos seletivos durante o ano.

Acesse a página oficial essas escolas e busque informações sobre o processo de seleção, bem como dados sobre como fazer as inscrições via Pronatec para tentar uma bolsa de estudos.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário