Cursos Profissionalizantes Gratuitos – Onde encontrar as melhores oportunidades?

Você está em busca de cursos profissionalizantes gratuitos? Então, você está no lugar certo! Trouxemos muitas dicas de cursos profissionalizantes gratuitos em plataformas renomadas no Brasil e no mundo, com direito a certificado.

Isso porque fazer um curso profissionalizante agrega muito valor ao seu currículo e pode te colocar em um patamar profissional muito mais elevado. Está pronto para conferir as nossas dicas? Então, acompanhe!

SENAI/SESI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SEIS) oferecem cursos de 10 a 32 horas, voltados para quem deseja entrar no mercado de trabalho ou busca aprimoramento profissional.

O acesso aos cursos é feito por meio do Portal de Educação à Distância. Para se registrar, basta acessar o portal, selecionar uma das opções de cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos e, na página do curso, clicar no ícone “Quero me inscrever”. 

Depois disso, você será direcionado para a tela de cadastro no site, onde irá inserir seus dados e criar uma senha de acesso. Caso surgirem dúvidas, é possível entrar em contato com o suporte técnico do SENAI/SESI.

Fundação Getúlio Vergas (FGV)

Se você deseja fazer cursos profissionalizantes gratuitos, a Fundação Getúlio Vargas é uma das melhores opções. A instituição oferece cursos nas áreas do Direito, Economia, Educação, Gestão, Ciências Humanas e Sustentabilidade, com duração de duas a 30 horas.

A inscrição é muito fácil, basta clicar aqui para acessar o site da FGV, inserir seus dados pessoais, escolher o estado e cidade que deseja fazer o curso e finalizar a inscrição. Ao finalizar o cadastro, você terá acesso a uma infinidade de opções de cursos profissionalizantes gratuitos.

cursos profissionalizantes gratuitos

Veduca

A Veduca é uma plataforma que oferece conhecimento de forma gratuita e democrática. Além disso, a instituição tem parceria com diversas universidades, como a USP e instituições de ensino dos Estados Unidos e Europa.

O material didático é fornecido na plataforma online, no formato de vídeos, textos e atividades. São oferecidos cursos nas áreas de Administração e Negócios, Economia, Gestão, Medicina, Saúde e Tecnologia.

e-Aulas USP

A Universidade de São Paulo (USP) é a maior universidade do Brasil e está entre as referências em ensino no mundo. Além disso, a instituição tem sua própria plataforma de cursos profissionalizantes gratuitos.

Entre as áreas de conhecimento oferecidas, estão: Humanas, Exatas e Biológicas. O e-Aulas da USP é inspirado nos modelos de universidades internacionais, como Harvard, MIT e Columbia.

O e-Aulas tem conteúdos produzidos pelos professores da USP para todos os níveis escolares: ensino médio, graduação, pós-graduação e extensão. Para escolher seu curso e acessar as aulas, é só entrar no sistema e fazer seu cadastro.

Cousera

A plataforma Cousera pertence às universidades norte-americanas de Stanford, Princeton, Michigan e Pennsylvania. O sistema conta com aulas traduzidas ou legendadas para o português, além de cursos produzidos por instituições de ensino brasileiras, como a USP e a Unicamp.

O diferencial da Cousera é que existem treinamentos direcionados a professores e tutores. Além disso, também existem opções pagas de mestrado e certificados profissionais em universidades estrangeiras.

É possível fazer cursos gratuitos nas seguintes áreas:

  • Artes e Humanas;
  • Negócios;
  • Ciência da Computação;
  • Ciência de Dados;
  • Ciências Biológicas;
  • Matemática e Lógica;
  • Desenvolvimento Pessoal;
  • Ciência e Engenharia Física;
  • Ciências Sociais;
  • Línguas.

Além das opções mostradas aqui, também existem diversos outros cursos gratuitos profissionalizantes. Espero que você tenha gostado das dicas. Bons estudos!

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS.

Deixe seu comentário