Corte de água: quanto tempo posso ficar sem pagar? Como fazer religação?

Uma preocupação comum de muitos brasileiros é pagar contas, principalmente porque muitas delas são de uso essencial em nossas vidas, como é caso de energia elétrica, água e também aluguel, para aqueles que moram dessa forma.

Uma das contas que é mais considerada importante é a de água, visto que não é uma das coisas que podemos ficar sem, seja para tomar banho, lavar louça, lavar roupas e demais utilidades do dia a dia.

Quer saber qual é o tempo limite para ser considerado o corte da água de sua casa? Veja aqui essa e demais informações e fique por dentro de como fazer a religação caso essa seja sua situação.

Corte de água: quanto tempo posso ficar sem pagar? Veja aqui!

Conforme previsto pelo senado, a água não pode ser cortada no período de 90 dias de atraso do pagamento, ou seja, 3 meses. Mas, é importante destacar que logo no primeiro atraso, o fornecimento passa a se tornar reduzido. Essa regra existe para que a pessoa que não pode pagar a conta naquele momento, possa ter ainda acesso a um dos bens básicos da população.

Por isso, caso você esteja perto de completar 3 meses de não pagamento de sua conta, fique de olho nesse prazo, do contrário, será cortado o fornecimento de água. Fique atento! A empresa avisará com 15 dias de antecedência que o corte será feito, sendo assim, ainda existe essa chance de não ter o fornecimento cortado de vez.

lei sobre o corte de água

Veja também: Como emitir Segunda via Sabesp!

E como religar a água cortada?

Primeiramente, é preciso pagar os débitos que estão em atraso. Caso esteja com muitas contas acumuladas, é possível negociar a dívida nas centrais de atendimento da fornecedora de água de seu estado. Leve seus documentos de identificação, valor de entrada para o parcelamento da dívida e também uma conta que mostre a matrícula do imóvel.

Verifique antes a lista de documentos necessários, visto que algumas empresas pode pedir também a escritura do imóvel ou o carnê do IPTU para o responsável. O pagamento das contas em aberto também pode ser feito por meio da internet, pelo aplicativo do seu banco pelo celular ou também em demais caixas eletrônicos.

Depois disso, será necessário levar o comprovante de pagamento, de parcelamento ou de renegociação da dívida para a empresa, não se esqueça de levar seus documentos pessoais.

Corte de água: quanto tempo posso ficar sem pagar? Veja aqui!

O comprovante que pode ser levado inclui o extrato bancário, comprovante digital ou também a certidão negativa de débitos. O último pode ser adquirido por meio do site da empresa, em lojas físicas ou demais estabelecimentos ligados com a prefeitura da cidade.

Agora, vá até a unidade de atendimento mais perto de você, por lá, você poderá fazer a solicitação e o agendamento do técnico para ir até sua casa realizar o serviço. Ademais, existem empresas que podem fazer o religamento por meio de telefones específicos para isso, ou também pela internet.

Dessa forma, escolha a opção que achar mais conveniente e peça pela religação do hidrômetro, informando todos os dados necessários como endereço completo e matrícula, da qual uma vem anexada a outra.

Assim, vale anexar os documentos que já citamos, sendo que muitos deles precisam ser digitalizados anteriormente.

O prazo para a religação da água acontecer é de 24 horas, sendo necessário realizar a ação dentro do prazo esperado. Mas, é válido lembrar que esse prazo só começa a contar no momento em que o cliente entrar com o pedido, cumprindo todos os passos já citados.

Se o caso for de dívidas de um antigo dono ou locatário, é preciso levar os documentos que comprovem isso, não gerando demais custos para o cliente.

O cliente terá que pagar a taxa de R$22,69 para religar a água caso seja residência, já para prédios, a taxa é de R$91,85, conforme consta no site do governo.

Caso a empresa realize o corte da água sem fazer o aviso para o cliente, é necessário buscar uma reparação de danos por meio da justiça, depois disso, a empresa possui o prazo de cinco horas para religar o serviço, ainda recebendo uma multa pela ação. Outro ponto importante é de que o corte da luz só pode ser feito na presença do morador ou de alguém responsável, do contrário, também é considerado irregular.

Assim, fique de olho no pagamento das contas de água de sua casa, procure regularizar o quanto antes essa questão, visto que do contrário, terá consequências que podem demorar para serem regularizadas.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário