Contracheque do INSS – Como emitir pelo site ou aplicativo

O contracheque é um documento que registra o salário de um trabalhador. No caso é uma forma da empresa prestar contas a seus funcionários quanto aos pagamentos, um comprovante de rendimentos.

No caso do contracheque do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),  o comprovante de rendimentos é utilizado para que o beneficiado comprove seu vínculo ao INSS como beneficiado.

Outro fator importante quanto a disponibilidade do contracheque, é que os aposentados e pensionistas poderão conferir as informações quanto a valores, descontos e outros.

SÃO PAULO, SP, 28.12.2019 – INSS-APOSENTADORIA: O Conselho da Justiça Federal (CJF) liberou cerca de R$ 930,4 milhões de reais para pagar as Requisições de Pequeno Valor (RPVs) para mais de 73 mil segurados. O valor é de quase R$ 60 mil este ano, pagos a quem ganhou ações de concessão ou revisão de aposentadoria, pensões e auxílios. (Foto: Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress)

Quem pode emitir o contracheque do INSS?

Este serviço pode ser utilizado por aposentados e pensionistas beneficiados pelo INSS. A alíquota referente ao desconto para quem é contratado assalariado na CLT também aparece no holerite de pagamento emitido pela empresa, conforme indica a imagem abaixo:

Como gerar o contracheque do INSS?

Para gerar o contracheque do INSS é possível fazer a solicitação diretamente no site ou então pelo aplicativo. Siga o passo a passo:

  1. Acesse o site ou aplicativo do “Meu INSS” disponível na Play Store para celulares Android ou na Apple Store para quem usa um iPhone;
  2. Faça login com seu usuário e senha;
  3. No menu prinicipal clique em “Extrato de pagamento de benefício;
  4. Filtre e selecione o período em que precisa do extrato.

Poderá salvar o arquivo em PDF em seu dispositivo ou imprimi-lo, caso prefira.

Quando preciso do contracheque do INSS?

Com o contracheque é possível realizar a conferência de algumas informações importantes como:

Conferência do valor recebido: Essencial para a organização financeira do beneficiário, para também ele possa verificar se  o valor recebido está de acordo com o estabelecido anteriormente:

  • Conferência dos descontos: Relevante para certificar-se de que os descontos que foram realizados no período referente, se enquadram nos serviços previamente solicitados e descontos relacionados aos impostos de renda, por exemplo;
  • Conferência de empréstimo: é importante para entender se está sendo descontado o valor acertado previamente, especialmente para os beneficiários que escolheram a opção de descontos em folha.
  • Evitar golpes: O acompanhamento é necessário para evitar situações em que o aposentado ou pensionista é ludibriado e não percebe o desconto indevido em sua conta.

Em caso de dúvidas você poderá entrar em contato com o INSS através dos canais abaixo:

  • Telefone da central 135
  • Pelo site “Meu INSS”
  • Pelo aplicativo “ Meu INSS” disponível para baixar na loja de aplicativos do seu celular. Disponível para Android e IOS.

Deixe também sua pergunta abaixo nos comentários para que possamos te responder de acordo com o que diz a previdência social e a lei.

 

Deixe seu comentário