Como consultar o número do título de eleitor

Com o e-Título, é possível consultar o número do título de eleitor e a situação eleitoral. Mas para isso, é preciso saber o nome completo, data de nascimento e nome da mãe do eleitor. 

O aplicativo e-Título foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será um grande aliado nas eleições 2020. Isso porque a plataforma deve facilitar muitos processos durante o pleito, que acontece em meio à pandemia da Covid-19.

Nos casos em que o eleitor não sabe seu local de votação, é possível votar mesmo sem o título em mãos. Porém é preciso estar com qualquer documento oficial com foto, para que não haja impedimentos.

Além de consultar o número do título de eleitor, ao acessar o e-Título, é possível verificar se a situação eleitoral está ou não regular. A pesquisa é feita através do número do título de eleitor ou pelo nome completo e data de nascimento.

Como funciona o e-Título

O e-Título é um aplicativo gratuito desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, e pode ser instalado em smartphones de sistema Android ou iOS. Ele contém todas as informações do seu título eleitoral, certidões relativas ao processo eleitoral e dados necessários para o dia da votação. 

É muito simples baixar o e-Título: basta ir até a loja de aplicativos do seu celular e pesquisar pelo app da Justiça Eleitoral. Faça o download e quando ele estiver instalado, preencha seus dados pessoais e navegue pelo aplicativo para entender suas funcionalidades.

Local de votação

Além do e-Título, o TSE criou uma plataforma online para facilitar a consulta do local de votação. A pesquisa é feita diretamente no site do TSE (clique aqui e consulte), basta digitar seu nome completo ou CPF, data de nascimento e nome da mãe.

Com estas informações, a plataforma vai mostrar a você qual a seu local de votação. Além disso, também é possível conferir o número do título de eleitor, da zona eleitoral e da seção.

Quem preferir também pode realizar a consulta do local de votação diretamente com a ouvidoria do TRE. Basta clicar aqui e conferir os telefones de contato e sites do TRE da sua região.

Proteja-se contra a Covid-19

O TSE está cuidando de tudo para que as eleições sejam seguras e nenhum brasileiro se infectem pelo coronavírus durante o procedimento. Em todas as seções eleitorais, vai haver álcool em gel à disposição dos eleitores, os mesários vão cumprir o distanciamento social e vão usar máscaras.

Mas é preciso lembrar que, além do compromisso com a democracia, você deve ser consciente e se prevenir do vírus. Use máscara e tenha sempre álcool em gel para usar, seja na hora na votação ou ao pegar transporte público. Vote consciente e seja um cidadão consciente.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS.

Deixe seu comentário