Como consultar escolaridade pelo CPF? Passo a passo
Descubra, aqui, como consultar escolaridade pelo CPF, com um passo a passo para lhe auxiliar nessa tarefa!
Precisa consultar escolaridade pelo CPF, mas não sabe se isso é possível e onde fazê-lo? Então, este artigo é perfeito para você! Separamos dicas para colocar essa tarefa em prática e conseguir acesso à informação de maneira rápida.
Confira, a seguir, como consultar escolaridade pelo CPF e utilize nosso passo a passo para lhe guiar, realizando tudo com mais comodidade!
É possível consultar escolaridade pelo CPF?

Existem alguns canais que permitem a consulta da escolaridade pelo CPF, mas eles são limitados. Por exemplo, em alguns casos você conseguirá consultar se a pessoa fez ou não o ensino fundamental ou o médio, mas não terá acesso à informação de cursos superiores.
Isso acontece porque nem todas as bases de dados sobre escolaridade são públicas. Portanto, as informações podem estar incompletas e o ideal é sempre pedir para a pessoa um comprovante de escolaridade.
Como consultar escolaridade por CPF?
Existem diferentes canais que podem ser utilizados para consulta de escolaridade por CPF. A seguir, apresentamos quais são os principais e como utilizá-los. Acompanhe e coloque nossas dicas em prática:
Secretaria da Educação do Estado
É possível consultar a escolaridade pelo CPF na Secretaria da Educação. No entanto, vale lembrar que esse órgão é estadual, portanto, a consulta só apresentará informações sobre o status do ensino médio.
Outro ponto importante é que cada estado tem uma Secretaria da Educação. Por isso, terá de fazer a consulta no site específico do órgão da região em que a pessoa diz que estudou.
Por exemplo, se a pessoa diz ter feito o ensino médio no Rio de Janeiro, a consulta deverá ser feita no site da Secretaria da Educação do Estado do Rio de Janeiro. Se consultar no site de outro estado não terá as informações que deseja.
Mas como consultar a escolaridade por CPF no site da Secretaria da Educação? Basta seguir este passo a passo que preparamos para lhe auxiliar:
- Acesse o site da Secretaria da Educação do estado em que a pessoa estudou;
- Clique no serviço de “documentação” ou “consulta pública de concluintes”;
- Informe o CPF da pessoa e finalize a consulta.
Secretaria de Educação Municipal
- Acesse o site da Secretaria da Educação Municipal em que a pessoa estudou;
- Clique no menu de serviços e selecione a opção de concluintes ou documentação;
- Informe o CPF da pessoa e conclua a consulta.
Quais documentos podem comprovar a escolaridade?
Apresentar um comprovante de escolaridade ainda é a melhor forma de indicar e atestar qual é sua formação. Mas, afinal, quais documentos funcionam como comprovante de escolaridade? A seguir, indicamos os principais:
- Diploma de conclusão de curso;
- Histórico escolar;
- Certificado de conclusão de curso;
- Declaração emitida, assinada e carimbada pela instituição de ensino.
Tais documentos só terão validade se forem emitidos pela escola ou universidade. Portanto, só apresente a versão original ou digital do documento.
Quando preciso comprovar minha escolaridade?
Há diversas situações em que o comprovante de escolaridade é solicitado, sendo uma delas na matrícula em cursos em universidades e pós-graduações. Como tais cursos possuem como pré-requisitos ter uma formação mínima, o comprovante de escolaridade atesta a formação e viabiliza a matrícula.
Outra situação comum em que o comprovante é solicitado é na contratação por empresas. Neste caso, o documento tem como finalidade atestar que o candidato ao emprego realmente tem a formação que afirma. O documento também é requerido na tomada de posse de cargos públicos, como forma de comprovação de escolaridade e de títulos.
Como conseguir o comprovante de escolaridade?
Não possui mais nenhum comprovante de escolaridade e precisa apresentá-lo? Se necessitar comprovar que fez o ensino médio, há a possibilidade de emitir o documento online no site da Secretaria de Educação do Estado.
Caso precise comprovar a formação em um curso superior, recomenda-se apresentar o diploma ou certificado de conclusão. Se não tiver mais esse documento, deve-se solicitá-lo à universidade em que estudou. Neste caso, pode ser que a instituição de ensino cobre uma taxa de emissão da segunda via.
Em caso de dúvida, sempre verifique com o requerente do documento quais são as alternativas que você pode apresentar para comprovar sua escolaridade. Dessa forma, amplia-se suas possibilidades e dá para escolher um comprovante mais fácil de se obter.
Deixe seu comentário